PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA DO FUTURO REDUZ EM 89% A DANIFICAÇÃO OU PERDA DE LIVROS PDF Imprimir E-mail
Alunos da escola EMEB Professor Antonio Stella Moruzzi, participaram nesta semana, de mais um sorteio de brindes do projeto “O Livro é Meu Amigo”. Implantado em 2009 pela bibliotecária Ana Lúcia Escudeiro, o programa que funciona como campanha estratégica de preservação dos livros infanto-juvenis, reduziu em 89% a perda ou danificação dos exemplares emprestados pela biblioteca da escola do futuro. 
 
A cada ano o projeto passa por modificação e aprimoramento, porém o fundamento é o sempre o mesmo. No começo do ano é definido o horário de visita semanal das turmas escolares, em que os professores acompanham o empréstimo de livros e colaboram na supervisão da retirada e devolução.
 
O aluno que não devolve o livro no prazo de duas semanas recebe um bilhete no qual consta o nome da obra, número de tombo e aviso sobre o atraso do mesmo. O bilhete além de servir como auxílio para resgatar o exemplar, serve como documento, em que o responsável pelo aluno deve assinar em espaço especificado. No fim do documento, há um convite para que conheça a Biblioteca e realize um cadastro de usuário.
 
Para incentivar a devolução e conservação dos livros, constantemente as turmas escolares são orientadas e conscientizadas pelas funcionárias da biblioteca e pelos professores. Ao final de cada semestre, é realizado um sorteio de brindes com doações da Fundação Educar Dpaschoal, por meio de um projeto social de incentivo à leitura, em que participam todas as crianças que não danificaram ou devolveram o exemplar muito além do prazo.
 
“Com o projeto estamos despertando nas crianças a importância de respeitar o prazo de devolução e conservar as obras. Além disso, envolvemos os responsáveis das crianças sobre o uso da Biblioteca, tanto no que se refere a empréstimo de livros, tanto a convidá-los a frequentar esse espaço. A cada ano que estamos tendo resultados satisfatórios”, enfatizou a bibliotecária e idealizadora do projeto “O Livro é Meu Amigo”, Ana Lúcia Escudeiro.
 
Desde a implantação, o número de livros perdidos ou rasurados da escola do futuro da EMEB Professor Antonio Stella Moruzzi, no Jardim Tangará, caiu de 80 para 9 ao ano. Todas as atividades do local, que atende 600 alunos de 22 salas de aulas, são postadas no blog www.bibliotecamoruzzi.blogspot.com.br, que já totaliza mais de 35 mil acessos.
 
A professora Vanessa Pontes de Amorin percebeu a notória responsabilidade dos alunos na conservação dos livros. “Um livro pode durar em uma biblioteca por ano e anos, se alguém destrói um livro, que é um bem público, os outros perdem a oportunidade de conhecer histórias maravilhosas. Percebemos que o projeto não é só um trabalho realizado dentro da sala de aula, é um aprendizado que é levado para a vida. É uma semente que esta sendo plantada que se perpetuará por gerações”, conclui ela.
 
(21/07/2015)