PREFEITURA INICIA INSTALAÇÃO DA DECORAÇÃO NATALINA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, iniciou nesta quinta-feira (3), a instalação dos enfeites de natal confeccionados a partir de garrafas PET.
 
 Na Praça Pedro de Toledo, antiga piscina municipal, já foram montadas uma árvore de natal de 5 metros e a casinha do Papai Noel. Nesta sexta-feira (4), os funcionários da Prefeitura terminam a montagem do presépio e dos arcos e guirlandas.
Na avenida São Carlos, entre Carlos Botelho e Santa Cruz, já estão sendo instalados 160 adereços natalinos e os chamados ‘festões” em todos os braços das luminárias dos postes. Na Praça da XV já foram instalados 2 dos 4 lustres com estrutura de ferro e alguns dos 1.300 adereços.
 
“Na Praça da XV vamos terminar a decoração na próxima semana em virtude da realização do Chorando Sem Parar no local, porém no sábado (5), a partir das 19h, na Praça Pedro de Toledo, vamos realizar uma solenidade com apresentação de coral e iniciar a iluminação da decoração de natal”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social Amai-vos, Alice Altomani.
 
Todos os enfeites foram à mão pela artista plástica são-carlense, Rosana Masson e sua equipe, e antes do manuseio todas as garrafas foram lavadas e perfuradas. “A população pode ficar tranquila, porque não existe a possibilidade dos enfeites servirem como criadouros do mosquito da dengue”, ressalta Alice Altomani.
 
Para a vereadora Laíde Simões, que esteve na Praça Pedro de Toledo conferindo os novos enfeites de natal, a ideia é muito boa. “È importante a decoração, apesar da crise financeira pela qual os municípios estão passando, não podemos perder o espírito do natal. Os enfeites são ambientalmente corretos e com custo baixo. Tenho certeza que vai agradar a população”, comentou a vereadora.
 
Os enfeites custaram R$ 92 mil e foram pagos pela iniciativa privada. “Agradeço as imobiliárias Cardinalli, Rocca e Valor, a RPS Engenharia e a Telha Norte que patrocinaram a confecção dos enfeites de natal. As garrafas PET nos arrecadamos e a instalação da decoração está sendo feita por funcionários da Prefeitura. O município somente abriu um processo licitatório para a compra de mangueiras de piscas e ferragens, gasto que não ultrapassa R$ 20 mil”, esclarece Alice Altomani.
 
Segundo Rosana Masson para a confecção de todos os enfeites foram utilizadas mais de 70 mil garrafas. “A árvore de natal, com 5 metros de altura, tem estrutura de ferro e foram necessárias 15 mil garrafas PET para a confecção. São mais de 90 mil furos feitos a mão. Para a casinha do Papai Noel, também com estrutura de ferro, medindo 2,5 X 3, utilizei mais de 10 mil garrafas”, explica a artista plástica.
 
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), também aderiu ao Natal Sustentável e desenvolveu projeto semelhante ao do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, instalando enfeites feitos a partir de garrafas PET na região do comércio. 
 
(03/12/2015)