PESQUISADORES FRANCESES PRODUZEM DOCUMENTÁRIO SOBRE A ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail
A cidade São Carlos recebe nesta semana a visita de um grupo de pesquisadores franceses que estão na América Latina para produzir um documentário sobre a Economia Solidária. Durante encontro de pesquisa realizado na Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda, o professor e pesquisador da Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne, Léo Dayan e equipe foram recebidos pelo Secretário Municipal, Hilário Apolinário de Oliveira, pelo diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Mário Luiz Paulino e pela Presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos, Cândida Maria dos Santos.
 
O documentário produzido pelo grupo Francês mostrará como funciona a Economia Solidária em oito cidades brasileiras nos estados de Goiás, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e mais duas cidades da Bolívia. Devido ao sucesso do programa implantado em 2001 no município, a cidade de São Carlos se tornou referência não só no Estado de São Paulo, mas, em todo o Brasil.
 
A Economia Solidária é um conjunto de iniciativas econômicas de trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, que se organizam coletivamente para a produção de bens, prestação de serviços, consumo e comercialização a partir dos princípios da solidariedade, igualdade e autogestão coletiva e democrática do trabalho. Entre as atividades a serem visitadas pelos pesquisadores estão o Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar (NuMI-EcoSol), a Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos (Uniarte), a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coopervida) e o Banco Comunitário de Desenvolvimento Nascente. 
 
De acordo com professor e pesquisador Léo Dayan, o objetivo do documentário é mostrar que a economia solidária pode ser desenvolvida em qualquer lugar do mundo independentemente das condições sociais ou necessidades da população. “Queremos mostrar que a Economia Solidária é um outro tipo de economia que não se limita a uma alternativa de renda. O projeto é amplo e vai além de uma economia voltada para a população pobre no enfrentamento da exclusão social.”
 
Em São Carlos a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda, apoia e assessora os trabalhos organizados em empreendimentos solidários, fomentando iniciativas associativas e autogestionárias, potencializando a atuação em redes de cooperação e cadeias produtivas, estimulando o crescimento econômico sustentável com a inclusão social e redistribuição de renda. O polo irradiador da política pública desenvolvida pela Prefeitura é Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza”, localizado na Rua José Bonifácio no Centro da cidade.
 
Atualmente mais de 300 pessoas estão cadastradas no programa de Economia Solidária, que agora coloca São Carlos em destaque em nível internacional. “É uma satisfação receber esta equipe da França, com pessoas formadas nas melhores universidades da Europa e trabalhos reconhecidos. A Economia Solidária sempre foi referência, o documentário refletirá o trabalho sério que realizamos que servirá de exemplo a ser seguido”, enfatizou Hilário Apolinário de Oliveira.
 
A equipe francesa é composta pelo Doutor em Ciências do Clima e do Meio Ambiente, Conselheiro científico do laboratório APREIS, Hugo Dayan, do Documentarista e fotógrafo, Didier Bergounhoux e da professora Noemie Marot, ficará na cidade até o dia 27 seguindo para o município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Também estavam presentes no encontro de pesquisa realizado na Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda, o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda, Fernando Machado e o diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Antonio Ribeiro da Silva. 
 
(25/05/2016)