CANPAT 2018 DISCUTE O “ADOECIMENTO OCUPACIONAL” E “QUEDAS DE ALTURA” PDF Imprimir E-mail

O Ministério do Trabalho, através da Gerência Regional do Trabalho de São Carlos realiza nos dias 11 (às 18h30) e 12 de abril (às 19h), no auditório do Paço Municipal, atividades da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT 2018) quando serão debatidos temas como: “Adoecimento Ocupacional” e “Quedas de Altura”.

 

O evento tem o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Senac, UFSCar, USP, Intersindical, Sinduscon Ribeirão Preto, Corpo de Bombeiros, Associação Nacional de Medicina do trabalho (ANAMT), e Inspeção do Trabalho (SIT).

 

Na quarta-feira (11) a abertura da CANPAT 2018 será feita às 18h30, com a participação de representantes do Ministério do Trabalho – Gerência Regional do Trabalho de São Carlos – Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador SEGUR/SRTb-SP, do INSS (Setor de Reabilitação), da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, do SENAC e da Intersindical de São Carlos.

 

A partir das 19h acontece o debate “Adoecimento Ocupacional”, tendo como moderador a Dra. Consuelo G. C. de Lima, Gerente Regional do Trabalho de São Carlos e como debatedores a Profª Drª Vivian Aline Minimel, professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSCar e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GFST), João Alberto Camarotto, professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, coordenador do Laboratório de Ergonomia e Projeto de Situações Produtivas, além de representantes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e da Advocacia Geral da União (AGU).

 

Na quinta-feira (12) a partir das 19h, também no auditório do Paço Municipal, o tema do debate será “Quedas em Alturas”. A moderação será de Adriano Cézar Runho, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho da GRTb/São Carlos e os debatedores serão Jean Gomes Pinto, Capitão Comandante do Subgrupamento de Bombeiros de São Carlos, o Profº Adaécio Martins Júnior, Engenheiro Mecânico Industrial, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Profº coordenador do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho/Unicep - São Carlos e Cilene de Cássia Garcia, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho – Chefe Técnica da Divisão de Espaço Físico – USP/São Carlos.

 

CANPAT –A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi instituída de forma permanente a partir de 1971, com o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e ministrar ensinamentos práticos de prevenção de acidentes, de segurança, higiene e medicina do trabalho, sendo uma ação anual desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com diversos órgãos com a finalidade de alertar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho.

 

A novidade para este ano, cujo foco é o adoecimento ocupacional e quedas de trabalho em altura, é que a CANPAT, tradicionalmente realizada no mês de abril, se estenderá até novembro, com realização de operativos de fiscalização nos estados e campanhas educativas nas escolas. “Vamos incentivar as boas práticas na área de segurança, com foco nos temas da CANPAT, promovendo concursos de frases e redação escolar, seminários e outras atividades para conscientizar sociedade sobre o tema”, avaliou a secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Jensen.

 

(09/04/2018)