BRINCAR NO BICÃO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS PDF Imprimir E-mail

Evento marca entrega da revitalização do Parque

 

Um dia perfeito. Assim foi o “Vem Brincar – Especial Dia do Brincar”. Centenas de pessoas estiveram no Parque do Bicão participando da festa, no sábado (26).

 

“Eu vim jogar pingue pongue e estou gostando muito”, contou o estudante Joel Ramos. Já Enzo Tagata, de 9 anos, achou o jogo muito interessante. “É a primeira vez que eu jogo. Estou gostando muito”. O avô estava feliz. “Eu já brinquei tanto nesse parque. É necessário promover eventos como esse, o povo gosta dessas coisas”, disse Francisco Antônio da Silva, bombeiro aposentado.

 

Com a presença de várias secretarias e instituições, as atividades se espalharam por todo o parque. “Organizamos uma grande festa para comemorar o Dia do Brincar. Quem veio até o Bicão encontrou um pouco de tudo: brincadeiras antigas, brinquedos infláveis, orientações de saúde, cidadania, trânsito, educação, direito do consumidor, cultura e muitas outras. Os momentos de brincar são extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças e cabe ao poder público, também, estimular essa prática”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

 

A cabeleireira Gisleine Cristovan aprovou. “Acho muito interessante, bem legal ter uma atividade para as crianças”, afirmou. A fonoaudióloga, Luciana Kurogi também. “Esse tipo de ação é muito importante porque envolve a comunidade. Estou acompanhando o Grupo Escoteiros e é a oportunidade de uma ação com a população, além disso, aproveitar esse espaço lindo, esse dia maravilhoso”, disse ela.

 

O Dia Mundial do Brincar é comemorado em 28 de maio. Em São Carlos, o Dia Municipal do Brincar foi instituído pela Lei 18.098/2017, do vereador Marquinho Amaral. Esse ano, o dia ganhou um apoio especial, o projeto “Vem Brincar”, uma parceria do Sistema Clube de Comunicação e a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

“Estou muito contente com o resultado do evento. É a comunidade ocupando um espaço. Estamos agregando muitos valores, principalmente sociais e comunitários. É uma alegria para todos. que venham novas parcerias”, afirmou Pedro Ivo, diretor administrativo do Sistema Clube.

 

REVITALIZAÇAO DO BICÃO– O evento marcou a entrega da revitalização e requalificação do Parque “Veraldo Sbampato”, o Bicão, que foi executada pela PROHAB (Progresso e Habitação de São Carlos). Toda a parte de vegetação de baixo e médio porte foi recuperada, os espaços foram revitalizados para atender o esporte, o lazer e a cultura. Um estudo luminotécnico foi desenvolvido para deixar o local mais iluminado, dando mais segurança ao ambiente para o desenvolvimento de atividades também no período da noite.

 

“O “Vem Brincar no Dia Mundial do Brincar” demonstrou que a cidade de São Carlos é carente desse tipo de evento e como o Bicão é importante para que eles aconteçam. O prefeito Airton Garcia determinou que todo o Parque fosse revitalizado para receber a população e isso está acontecendo. Hoje, o Bicão passa a ser uma referência para eventos esportivos, culturais e de lazer para toda a família”, afirmou Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

 

Para o vereador Marquinho Amaral, o evento foi um sucesso total. “O Dia do Brincar foi muito bom. A mudança de local foi acertada. Estamos vendo a revitalização do parque, as melhorias que foram feitas aqui. Um desafio enfrentado pelo nosso prefeito. Nós vimos famílias, crianças, jovens, adultos e idosos brincando no Parque”, disse Marquinho Amaral.

 

A cuidadora Ivani Plaine foi ao Parque com a neta. “Uma oportunidade para as crianças brincarem. O aproveitamento do espaço público, principalmente das pessoas que moram por aqui”, falou.

 

“Aos poucos vamos transformando os espaços públicos. O Bicão já é um novo cartão postal da cidade. Está aberto à comunidade que deve fazer o uso do espaço e ajudar na conservação”, enfatizou o prefeito Airton Garcia.

 

(28/05/2018)