ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA EDUCADORES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DE FORMAÇÕES DO PROJETO ACORDAR PDF Imprimir E-mail

 

Já estão abertas as inscrições para educadores das redes municipal, estadual e particular de todo o país para as capacitações do Projeto ACorDar oferecidas durante a 2ª Jornada de Educação Ambiental de São Carlos/SP que acontece junto com a 1ª Jornada de Educação Intermunicipal de Educação Ambiental.

 

Serão 13 encontros virtuais entre abril e outubro de 2022 em plataforma Google com parceiros que tratam da temática do meio ambiente e dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). São autoridades de instituições que representam ações que abordam os 17 objetivos previstos para serem concretizados até 2030.

 

O Projeto Acordar é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos/SP em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI/São Carlos), em parceria com Embrapa Hortaliças, Ministério da Cidadania, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Kristin Roskifte, Econexão, UFSCar, DCC USP, Escolas pelo Clima Educação e Ação Climática, Aflorar Espaços Educadores, Reconectta e Instituição Cocriança.

 

O Projeto ACorDar tem suas raízes na Educação Ambiental, considerando todos seres humanos como integrantes e agentes deste e neste ambiente. Acordar, verbo oportuno para essa nova etapa de retomada das aulas presenciais em sua integralidade. A Cor Dar é também um anagrama que nos mostra a busca incessante para trazer cor e vida para os cidadãos e para futuros cidadãos: que são os estudantes.

 

O Projeto ACorDar prevê a formação profissional que contemple os principais desafios enfrentados hoje para a preservação do nosso ambiente e da vida, pautando se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

 

Após o encerramento das jornadas que ocorrem de forma simultânea será realizada uma amostra presencial com as atividades desenvolvidas pelos educadores e participantes durante os encontros.

 

Os interessados em participar das formações podem se inscrever gratuitamente pelo site da Prefeitura de São Carlos no link www.saocarlos.sp.gov.br/acordarinscrever2022. As inscrições estão abertas até 18/04/2022.

 

Agenda 2030 - Em 25 de setembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Esse novo marco global para redirecionar a humanidade para um caminho sustentável foi desenvolvido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro em junho de 2012.

 

No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. O propósito dos 17 ODS é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na terra para todos, agora e no futuro. Os objetivos abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade. Eles estabelecem limites ambientais e definem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais. Os objetivos reconhecem que a erradicação da pobreza deve caminhar de mãos dadas com estratégias que constroem o desenvolvimento econômico. Abordam uma gama de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, enquanto combatem a mudança climática e promovem a proteção ambiental. Os ODS abordam as principais barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, como a desigualdade, padrões de consumo insustentáveis, falta de capacidade institucional e degradação ambiental. Para os objetivos serem alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado e sociedade civil.

 

Em conformidade com a Unesco, essa formação objetiva desenvolver um diálogo igualitário visando a promoção da educação para o desenvolvimento sustentável diante de alterações ambientais globais, as quais exigem uma mudança urgente no nosso estilo de vida e uma transformação do nosso modo de pensar e agir.

 

Para alcançar essa mudança, é preciso desenvolver novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis. Nesse contexto a educação é fundamental para responder a essa necessidade premente, que por meio de conteúdos de aprendizagem relevantes, considerem os princípios de sustentabilidade e contribuam no empoderamento da equipe escolar e dos educandos.

 

Neste sentido propõem-se encontros com vários parceiros que abordarão, de forma teórica e prática, os 17 ODS e como os cidadãos poderão contextualizá-los dentro das ações pessoais, profissionais e educacionais.

 

(11/04/2022)