54 ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE MEDICINA INICIAM ATIVIDADES NAS UPAS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A partir dessa semana quem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade (UPAS) da Vila Prado, do Santa Felícia ou do Cidade Aracy vai encontrar com os alunos do último ano do curso de medicina e seus preceptores.

 

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Universitário de Adamantina – UniFAI e a Santa Casa de São Carlos, com apoio do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, 54 alunos acompanham as equipes das UPAS. São 6 alunos por turma, acompanhados por um preceptor. São três turnos, sendo das 7h às 13h; 13h às 19h e das 19h à 1h00.

 

O preceptor assume vários papéis no processo de formação da residência médica, no entanto, tem a função primordial de educador. Os preceptores mostram o caminho e servem como guia, estimulam o raciocínio e a postura ativa do aluno, além de planejar, controlar o processo de aprendizagem e analisar o desempenho.

 

Para a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Lindiamara Soares, a presença dos alunos nas UPAS é extremamente importante. “O convívio diário com profissionais mais experientes em uma área tão complexa e a proximidade de tantas situações diferenciadas no âmbito da urgência/emergência, proporciona ao profissional uma visão mais ampla, garantindo no presente e no futuro, um atendimento mais completo, mais seguro e muito mais certeiro a população”, avalia a diretora.

 

“O atendimento digno, resolutivo e de qualidade à população é uma de nossas principais preocupações e, sendo assim, parcerias que venham a agregar neste sentido são sempre bem-vindas. Agradeço ao Centro Universitário de Adamantina – UniFAI e à Santa Casa de São Carlos pela concretização deste acordo que vai proporcionar atividades práticas de ensino aos preceptores e conceder maior experiência aos alunos para a continuidade de suas carreiras”, finaliza Jôra Porfírio, secretária de Saúde.

 

(25/06/2022)