» MARIONETES: CIA DE INVENTOS PROMOVEU ESPETÁCULOS E OFICINAS PDF Imprimir E-mail
Ter, 02 de Outubro de 2007 12:56



Trazido pelo Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura, o Grupo Cia. de Inventos, de Tiradentes (MG), realizou uma série de oficinas e apresentações do espetáculo “Marionetes a Fio” durante os dez dias em que esteve em São Carlos. A Cia. de Inventos foi criada há 17 anos e dedica-se à pesquisa da arte das marionetes. Bernardo Rohrmann e Renata Franca já levaram essa arte e seu teatro para todos os cantos do país e também para os Estados Unidos e Itália.

No dia 21 de setembro aconteceu a oficina e o primeiro espetáculo dentro do Programa Tenda Móvel de Teatro, realizado ao lado do CEMEI “Maria Alice Vaz de Macedo”, no bairro Cidade Aracy. De 24 a 28, aconteceram oficinas de confecção de bonecos com materiais recicláveis, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”.

Os espetáculos de marionetes foram realizados ainda nos Parques do Bicão, do Pardinho, do Kartódromo, na Escola Estadual “Marivaldo Carlos Degan” e no CEMEI “Vicente de Paulo Rocha Keppe”. No último sábado, dia 29, foram duas apresentações, no período da manhã na Praça Maria Apparecida Rezitano (Praça do Mercado Municipal), dentro da programação do “Mercado das Artes”, e à tarde na praça do bairro Santa Angelina.

No domingo, dia 30, foram realizadas as duas últimas apresentações do grupo na cidade. Pela manhã, o espetáculo de marionetes aconteceu no Parque do Kartódromo, integrando a programação da Feira Mix, e à tarde na Praça Cristiano Altenfeld (Praça da XV), oportunidade em que o prefeito Newton Lima e a primeira-dama Ana Lima estiveram presentes.

“Fiz questão de vir pessoalmente cumprimentar os integrantes da Cia. de Inventos, já que eles apresentaram belíssimos espetáculos que encantaram a nossa população”, enfatizou. Bernardo Rohrmann relata que para a Cia. de Inventos foi uma experiência extraordinária esses dez dias em São Carlos. “O contato com as crianças foi maravilhoso. Durante as oficinas e no próprio palco eu pude sentir a alegria e o encantamento delas com os bonecos”, finalizou.

(02/10/07)