OLHO LATINO PDF Imprimir E-mail
GRUPO OLHO LATINO EXPÕE SUAS OBRAS NO CENTRO AFRO-BRASILEIRO

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, abre nesta sexta-feira (14), às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, a exposição “Amarras”, do grupo Olho Latino.  São 50 obras de 12 artistas que estarão expostas à visitação até 12 de setembro.

Esse grupo de artistas faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede em Atibaia. A primeira mostra foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 50 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo, Recife, Curitiba, Piracicaba e Campinas. Um dos principais eventos que realiza é a Bienal do Esquisito, na qual são apresentadas performances, instalações e também obras de artistas convidados. Já expuseram juntamente com o grupo artistas consagrados como Guto Lacaz, Rubens Gerchman, Fernando Durão e vários outros.

Para a mostra em São Carlos, os expositores estão apresentando uma nova versão da instalação “Amarras”, expostos recentemente no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

De acordo com a coordenadora adjunta do grupo, Celina Carvalho, a instalação criada oferece inúmeros modos de apresentação e em cada nova disposição das peças a obra parece ser inédita por dar um resultado totalmente diferente de como foi exposta anteriormente. “O tema ‘Amarras’ tem o objetivo de mostrar a edificação do ser humano enquanto pessoa capaz de superar os obstáculos de um cotidiano cheio de imprevistos e obstáculos”, conta Celina.

O grupo Olho Latino é composto por 12 artistas, formados em Artes e com vastos currículos.  Participam dessa mostra os artistas Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Rosmary Silva, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

Na abertura, o curador Paulo Cheida Sans, da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas fará uma explanação sobre a trajetória do grupo, citando os principais momentos como a mostra “Parábolas para o Século XXIII”, realizada na Capela do Morumbi em São Paulo.

A exposição está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h e aos sábados das 13h às 17h. A entrada é franca. O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” fica na rua Dona Alexandrina, 844, Centro.

(12/08/09)