SÃO CARLOS ADOTA NOVA TÉCNICA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS PDF Imprimir E-mail


Moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida em São Carlos serão construídas com uma técnica inovadora, desenvolvida nos EUA e no México, que permite construções mais resistentes e confortáveis. A técnica, trazida à cidade pela construtora Rodobens, utiliza moldes preenchidos com concreto e será aplicada na construção de 1.198 casas com áreas entre 41m² e 51 m².

Os moldes serão construídos com espaços para janelas, portas, fiação, encanamento e demais estruturas da casa. Eduardo Baccarin, engenheiro civil da Rodobens responsável pela obra, explica que em seguida é aplicado um concreto especial, desenvolvido de acordo com as especificações técnicas brasileiras. A massa recebe aditivos químicos e outros produtos para manter a temperatura da casa e garantir a secagem mais rápida. “O conforto térmico é três vezes maior do que as tradicionais casas de alvenaria”, afirma o engenheiro.

“As paredes são de três a quatro vezes mais resistentes do que uma moradia de tijolo comum”, ressalta Baccarin. A estrutura da cobertura recebe ainda aço galvanizado no lugar da maneira, garantindo maior durabilidade.

Baccarin explica ainda que todo o processo foi homologado pela Caixa, financiadora das moradias. A empresa já construiu 220 casas e começa outras 220 para outros programas financiados pela Caixa. Em São Carlos, serão construídas cerca de seis mil moradias com financiamento pela Caixa.

(29/10/09)