PREFEITURA LANÇA CAMPANHA IPTU VERDE 2010 PDF Imprimir E-mail
IPTU-Verde-1-site Prefeitura lança campanha IPTU Verde 2010

O plantio de duas árvores em frente à casa da professora aposentada Judith Di Nardo, na rua 7 de Setembro, no Centro, lançou oficialmente a campanha IPTU Verde 2010, que visa conceder benefícios a quem plantar árvores ou manter áreas permeáveis em imóveis edificados. O desconto no IPTU Verde pode chegar até 4% do valor total do imposto. Porém, para obter o benefício, os interessados devem fazer o cadastramento em uma das unidades do SIM – Centro, Vila Prado e Cidade Aracy – , por meio do site da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br), no ícone SIM Online ou na unidade do SIM Móvel, que circula pelos bairros e distritos de São Carlos.

A professora Judith enalteceu o programa da Prefeitura. Segundo ela, “o plantio de árvores embeleza a cidade”. Exemplares de manacá e resedá foram plantados na calçada da casa de dona Judith.

O coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, disse que com o IPTU Verde, a população, além de receber os incentivos fiscais, contribui no equilíbrio dos efeitos do aquecimento global. “Estima-se que a arborização urbana reduza a temperatura em até 4 graus”, afirma.

Atualmente, São Carlos possui 60 mil árvores plantadas na área urbana, mas o ideal seriam 100 mil, de acordo com Mancini. “O recomendável era que todo cidadão pudesse colaborar e plantar uma árvore em frente de casa. Com o incentivo do IPTU Verde esperamos, gradativamente, alcançar essa meta”, pontua.

Solicitações
O secretário de Fazenda, Paulo Almeida, observou que a cada ano crescem os pedidos de incentivo por meio do IPTU Verde. Em 2009 foram 4.738 solicitações, um crescimento de quase 40% em relação a 2008 (3.389) e aproximadamente 70% quando começou o programa, em 2007 (2.796 solicitações). “Esse é um dos incentivos que a Prefeitura concede por meio do IPTU. Nós esperamos um crescimento, em 2010, do número de contribuintes solicitando os benefícios do IPTU Verde”, acrescentou.

Disque Árvore
O prefeito Oswaldo Barba destacou que São Carlos é bem posicionada na questão de cobertura florestal no Estado de São Paulo, entretanto a área urbana possui deficiências quanto à arborização. Segundo o prefeito, o IPTU Verde tem despertado a consciência ambiental e estimulado a população a plantar árvores. “Criamos o Disque Árvore que é um importante mecanismo de incentivo ao plantio”, ressaltou o prefeito. Por meio do Disque Árvore são doadas duas mudas, uma de cada espécie, por endereço ao mês. Os telefones para solicitar as árvores são: (16) 3361-8081 e 3361-8383.


(02/06/2010)