MAIS ÁRVORES PDF Imprimir E-mail
arvore-Rosas-Negras-071-site Prefeitura e Rosas Negras plantam árvores no Jardim Tangará

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do vereador Antonio Carlos Catharino, do coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, de alunos da EMEB Antônio Stella Moruzzi e da diretoria do Grêmio Recreativo Cultural e Esportivo Sociedade Rosas Negras, plantou na manhã desta terça-feira (8), na rua vereador José Pereira Pinheiro Filho, ao lado da sede da Escola de Samba, oito espécies nativas de árvores. O ato marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu no dia 5.

A parceria é mais uma iniciativa da Prefeitura que visa colaborar com a preservação ambiental do município e com a preservação do manancial de captação do Espraiado, abastecido pela nascente do Monjolinho que fica atrás da escola Antônio Stella Moruzzi, localizado na região do Jardim Tangará. “Preservar essa bacia é preservar uma das regiões que proporcionam o abastecimento de água de nossa cidade”, explica Mancini.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou que o plantio também tem o objetivo de despertar nos alunos a consciência de preservação do meio ambiente. “Vocês, a partir de agora, têm uma árvore plantada e serão os responsáveis por fiscalizar o crescimento delas”, disse Barba aos alunos.

O prefeito lembrou ainda que os alunos podem pedir aos amigos e pais para plantarem mais árvores. “Essa é uma contribuição para o processo de rearborização da cidade, cujas árvores podem ser solicitadas pelo disque árvore”, destaca Barba. O Disque Árvore atende pelos telefones 3361-8081 e 3361-8383.

Já o vereador Catharino cumprimentou a Prefeitura pelo que considerou uma “aula aberta sobre meio ambiente e importante semente para conscientizar os alunos das escolas municipais sobre o tema”, frisou.

IPTU Verde
A Prefeitura já lançou a campanha de IPTU Verde 2010, que concede benefícios a quem plantar árvores ou manter áreas permeáveis em imóveis edificados. O desconto no IPTU Verde pode chegar até 4% do valor total do imposto. Para obter o benefício, os interessados devem fazer o cadastramento em uma das unidades do SIM ou pelo Portal da Prefeitura.

Em 2009 foram 4.738 solicitações para desconto do IPTU Verde, um crescimento de quase 40% em relação a 2008 (3.389). Atualmente, São Carlos possui 60 mil árvores plantadas na área urbana, mas o ideal seriam 100 mil.


(08/06/2010)