PREFEITURA OFERECE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PDF Imprimir E-mail
As mulheres de São Carlos que sofrem algum tipo de violência podem ser atendidas pelo Centro de Referência da Mulher, serviço da Prefeitura de São Carlos. Este equipamento, além de proteger as mulheres em situação de violência, previne, promove e assegura os direitos em geral desse público.

O centro foi implantado a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Atualmente no Brasil há apenas 188 centros como esse.

De acordo com a chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Raquel Auxiliadora, somente em 2012 já foram atendidas 205 mulheres de São Carlos. “Mensalmente atendemos cerca de 40 mulheres e, desde 2001, quando o serviço foi criado, já foram atendidas 1.147 mulheres”, complementa a chefe da Divisão. Destas mulheres, 230 foram encaminhadas para a Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes”, de caráter sigiloso, também mantida pela Prefeitura atua na atenção, acolhimento e no enfrentamento às diferentes formas de violência contra as mulheres. O local realiza atendimento psicossocial e oferece abrigo às mulheres e seus filhos menores de 18 anos, quando os mesmos correm risco de morte.

Centro – O Centro de Referência da Mulher também mantém um cadastro atualizado das pessoas que atende e, com base em dados do atendimento, é possível afirmar que a violência contra as mulheres ocorre em todas as regiões de São Carlos.

Para Raquel Auxiliadora, isso confirma as pesquisas nacionais que apontam que a violência contra as mulheres acontece em todas as classes sociais, graus de escolaridade e idades.

O centro oferece ainda formação de agentes públicos, materiais para pesquisa e informações, espaço para reuniões, organização e articulação de mulheres, com sala e oficinas de inclusão digital.

Com base no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, há o fortalecimento, articulação e encaminhamentos para a rede de atendimento em geral de São Carlos, gerando dados sobre a violência na cidade.

Grupo de Mulheres - Outra ação desenvolvida pelo Centro de Referência da Mulher é o Grupo de Mulheres, espaço aberto para todas as mulheres com o objetivo de fortalecê-las na luta contra as desigualdades existentes.

De acordo com Raquel, o grupo é realizado diante das demandas sugeridas pelas próprias mulheres. “Ainda há vagas e forneceremos vale transporte e se alguma mulher precisar trazer os filhos não haverá problema”, completa.  O grupo acontece todas as quintas-feiras das 14h às 16h.

O Centro de Referência da Mulher está localizado na rua Treze de Maio, 1.732, no centro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail mulheres@saocarlos.sp.gov.br  ou pelos telefones  (16) 3307-7799 ou 3307-8754.

Violência contra as mulheres por região:

Fotos: Mariucha Magrini/PMSC

(24/07/2012)

Compartilhe essa informação