SEGURANÇA ALIMENTAR É DESTAQUE NA REVISTA TEORIA E DEBATE PDF Imprimir E-mail

O Programa de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Carlos foi destaque da Revista Teoria e Debate, divulgada esta semana.

 

O meio de comunicação, que pertence à Fundação Perseu Abramo, destaca políticas públicas inovadoras e que contribuem para o desenvolvimento do país.

 

A reportagem “Da horta ao prato com mínimo risco”, da jornalista Jussara Lopes, retratou o histórico da implantação do Programa de Segurança Alimentar existente em São Carlos e que inclui a compra de produtos agroecológicos diretamente de agricultores familiares da cidade e região e o processamento desses alimentos.

 

De acordo com a reportagem, com a implantação do programa é possível oferecer uma alimentação escolar de qualidade, cujos produtos que a abastecem são adquiridos de pequenos produtores, o que gera emprego e renda. Ao todo existem hoje 300 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

Em São Carlos são servidas 63 mil refeições diárias distribuídas a aproximadamente 44 mil alunos, sendo 16 mil de escolas do município e o restante de escolas estaduais. Existe ainda um banco de alimentos que abastece entidades assistenciais e os restaurantes populares do município.

 

De acordo com determinação do Governo Federal, as prefeituras devem adquirir pelo menos 30% dos produtos hortifrutis da agricultura familiar para suplementar a merenda escolar. São Carlos já adquire 38%. Outra informação é de que com base na Resolução n° 25, de 4 de julho de 2012, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (do Ministério da Educação), o limite de venda do agricultor familiar aumentou, passando de R$ 9 mil para R$ 20 mil por ano voltados para a alimentação escolar.

 

 

Fotos: Glória Saratt/Mariucha Magrini/PMSC

(24/08/2012)

 



Compartilhe essa informação