» AÇÕES EDUCATIVAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS SERVIDORES PDF Imprimir E-mail



A I Semana de Qualidade de Vida do Servidor da Prefeitura, que teve início na segunda, dia 22, e termina neste sábado, dia 27, com a Feira da Qualidade de Vida, contou com a realização de 11 palestras nas áreas de saúde e trabalho, uma oficina de aprendizado para menores aprendizes, concursos de desenho, pintura, colagem, frases e fotografia e competições esportivas reunindo cerca de dois mil servidores. Na manhã desta sexta, dia 26, cerca de 30 servidoras municipais puderam acompanhar a palestra “Saúde da Mulher”, ministrada por Regina C. dos Santos, da área de enfermagem do trabalho.

Foram abordados temas como auto-exame das mamas, a importância do exame papanicolau, que previne o câncer de colo uterino e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa pelo menos uma vez por ano, métodos contraceptivos como pílula, injetável, contracepção de emergência (pílula do dia seguinte à relação sexual), camisinhas feminina e masculina, diafragma, dispositivo intra-uterino (DIU), laqueadura, vasectomia, hemorragias disfuncionais além de tensão e síndrome pré-menstrual.

Para a enfermeira Regina dos Santos, o espelho é um bom amigo da mulher em casa. “Ela deve estar atenta às mudanças, transformações que ocorrem no corpo, em especial no órgão genital, que deve ser rotineiramente verificado. Você tem que tomar banho não tem? Você tem que aprender a olhar o seu corpo, seios, mamas e grandes e pequenos lábios da vagina para diagnosticar doenças precoces. Na dúvida, inclusive por vergonha de expor dúvidas aos médicos, procurar orientações com enfermeiras nas unidades de saúde”.

Encerrando o ciclo de palestras, no período da tarde, o médico psiquiatra Manoel L. de Siqueira Júnior ministrou a palestra “Saúde Mental no Trabalho”, enfocando assuntos como a natureza da mente, a centralidade do trabalho na vida dos seres humanos, organização do trabalho e suas conseqüências, características do stress e como ele se manifesta na pessoa e alguns transtornos mentais como depressão, transtornos de ansiedade e relações com o trabalho.

O médico ressalta que a mente não é uma coisa de fácil determinação, existem várias formas de sofrimento mental e suas relações com o trabalho, que é uma categoria central da organização de nossa vida. “É necessário primeiro fazer uma análise do próprio estilo de relação com o trabalho e com o lazer, porque tem pessoas que, pela personalidade, levam as coisas muito a sério e são perfeccionistas, costumam sofrer mais no trabalho. Não é preciso ser negligente, mas também não obsessivo. Outra grande questão são os estilos de lazer de relaxamento, sendo que existem os estilos saudáveis e os que provocam adoecimento. Um exemplo é: usar bebida alcoólica para relaxar depois do trabalho ao longo do tempo leva à dependência e, portanto, é preciso ter um hobby que leve a um estilo saudável de relaxamento”.

(26/05/06)