CEMEI RUTH BLOEM SOUTO PDF Imprimir E-mail

Endereço: Rua Bispo César Dacorso Filho, 364 - Vila Carmem

Telefone: (16) 3371-0174 - Orelhão: (16) 3374-0553
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

RESPONSÁVEL: Adriana Helena Bueno Roque 

 


Histórico

Ruth Bloem Souto foi fundadora da creche Anita Costa, nasceu em 17 de março de 1904 e faleceu em 07 de maio de 1975, aos 71 anos de idade. Foi casada com o engenheiro Theodoreto Arruda de Faria Souto, que era diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Moravam em São Paulo, mas 1954, devido as atividades do marido, mudou-se para São Carlos. Seu marido foi um incansável companheiro, nas lutas por uma sociedade mais justa, luta que era a grande bandeira de Ruth.
O casal teve duas filhas: Evelina e Carmem Ruth. Eram católicos fervorosos. Ruth era uma mulher polivalente e irrequieta, que mantinha excelente trânsito nos meios decisórios paulistas, e utilizou muitas de suas amizades influentes para tornar realidade seu sonho de fundar uma creche que tinha segundo ela mesma, que ter os seguintes ingredientes: conforto, higiene, educação e um futuro para suas crianças e mães.
Em 1960 a Câmara Municipal de São Carlos concedeu a Dona Ruth Bloem Souto, o titulo de Cidadã Benemérita São Carlense.
Em 1974, o casal Souto resolveu voltar para São Paulo, mas mesmo longe Dona Ruth continuava dirigir a creche Anita Costa, contando com a ajuda de várias amigas.
Em homenagem do Dr. Emilio Fehr, foi apresentada uma indicação ao Executivo sugerindo o nome de Dona Ruth a uma via publica da cidade. Foi ai que nasceu a rua Ruth Bloem Souto, no Parque Santa Mônica, em frente ao São Carlos Clube.
Finalmente, em 1982, na administração da ex Prefeito Antonio Massei nasceu a Creche Municipal Ruth Bloem Souto.