2ª VIA DO IPTU PDF Imprimir E-mail

Descrição:
A emissão de 2ª via do carnê de IPTU pode ser solicitada em casos de não recebimento, extravio ou perda da notificação de lançamento do imposto sem qualquer custo ao contribuinte. No caso de parcelas já vencidas, porem dentro do exercício corrente, não estarão computadas a multa e os juros cabíveis.  Verificar as instruções no corpo da guia para efetuar o pagamento.

Após a data de vencimento, a guia para quitação com 10% de desconto, denominada cota única, perderá sua validade, o que impossibilitará o pagamento à vista com desconto.

Após a inscrição em dívida ativa, não será mais permitida a emissão das guias. Para quitação dos débitos inscritos, procurar uma das unidades do SIM – Serviços Integrados do Município.

Documentos necessários:
Para emissão da 2º via é necessário que o contribuinte tenha em mãos o número da inscrição imobiliária que consta no seu carnê do IPTU. Para adquirir a segunda via através de pesquisas realizadas por nome de proprietário ou endereço do imóvel, dirija-se a uma das unidades do SIM.

Emitir a 2ª via do carnê do IPTU.

Atenção: A responsabilidade pelo pagamento em dia do tributo IPTU é exclusivamente do contribuinte, o qual deverá sempre observar às datas de vencimento das parcelas e as condições de pagamento veiculadas e noticiadas.  O não recebimento do carnê, não desobriga o pagamento na data de vencimento e nem confere outro benefício.

Você sabia?
O fato do não recebimento do carnê pode significar a inconsistência no endereço de correspondência ou até mesmo a desatualização dos dados do imóvel, portanto verifique sempre seu cadastro junto as Unidades do SIM.

Ao adquirir um imóvel, não esqueça de entregar nas unidades do SIM, o contrato de compra e venda escritura ou a matricula definitiva do imóvel, o que possibilitará a entrega de correspondências no endereço informado e a regularização da titularidade no carnê.

Todos os anos, a Prefeitura envia no carnê de IPTU uma lâmina específica para alteração de endereço. Em caso de mudança, preencha a lâmina com o novo endereço de correspondência e entregue em uma das unidade do SIM. O endereço de entrega só poderá ser alterado pelo proprietário ou compromissário do imóvel devidamente cadastrado no sistema tributário municipal.

Na ausência do endereço de entrega, o carnê do IPTU será enviado para o endereço do imóvel. No caso de terreno sem edificação, é necessário o cadastramento do endereço de entrega, uma vez que não há numeração oficial no imóvel.