» SÃO CARLOS PLEITEIA PARTICIPAR DO PROJETO “ESCOLA DE FÁBRICA” PDF Imprimir E-mail
» SÃO CARLOS PLEITEIA PARTICIPAR DO PROJETO “ESCOLA DE FÁBRICA”
Na última sexta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, sob a orientação da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, inscreveu São Carlos no projeto do governo federal “Escola de Fábrica”, que propõe a criação de classes de profissionalização para jovens estudantes no interior das empresas.

Podem participar jovens de 15 a 18 anos, que estejam matriculados no ensino público regular, ou aqueles com idade até 21 anos, que tenham concluído a alfabetização no Programa Brasil Alfabetizado ou estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos. Todos devem pertencer a famílias com renda per capita de até um salário mínimo.

Eles deverão receber orientação de um instrutor, alimentação e uma bolsa de estudos. Cada um participará do programa durante seis meses. O projeto é uma alternativa de inclusão técnica de nível fundamental e de inclusão social. A proposta busca aproximar o setor produtivo dos processos educativos, promovendo a responsabilidade social.

“Já apresentamos a proposta do projeto Escola de Fábrica para várias empresas e instituições de São Carlos e tivemos respostas positivas de quase todas. Agora precisamos aguardar o resultado da fase de pré-qualificação”, explicou o secretário especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares de Lima.

O Ministério da Educação é a instituição gestora do projeto, que conta ainda com a participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No próximo dia 21 serão divulgadas as cidades qualificadas para o projeto.

(17/01/05)