» MAIS DE 10 MIL PESSOAS ACOMPANHARAM A CHEGADA DA VOLTA INTERNACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE CICLISMO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail



A secretaria municipal de Esportes e Lazer e a Polícia Militar estimam que mais de 10 mil pessoas acompanharam a chegada da II edição da Volta Internacional do Estado de São Paulo de Ciclismo, na terça-feira, dia 18, em São Carlos.

Espalhado ao longo do percurso nas avenidas Getúlio Vargas e São Carlos, o público acompanhou a passagem dos 126 ciclistas que representaram o Brasil, Itália, Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Argentina.

A etapa entre Atibaia e São Carlos, a mais longa da prova, com 249 km, atrasou mais de uma hora devido à chuva. Desde a saída em Atibaia até a linha de chegada defronte à Catedral de São Carlos, quando foi dada a bandeirada pelo prefeito Newton Lima, os ciclistas levaram exatamente 6h23m27s.

O brasileiro André Grizante foi o vencedor da etapa Atibaia/São Carlos, repetindo a vitória conquistada na última edição da prova, no ano passado. Na segunda colocação ficou o americano Jones Bryce e na terceira posição o também brasileiro Nilceu Santos.

Segundo o prefeito Newton Lima, a prova vem se consolidando a cada ano. “O público aqui presente é prova disso. Muita gente acompanhando a chegada e participando da arrecadação de alimentos que vai ajudar três abrigos de idosos em nossa cidade. Vamos continuar dando o total apoio para que São Carlos possa, definitivamente, fazer parte do calendário dos maiores eventos esportivos do Estado e do País”, disse.

O secretário municipal de Esportes e Lazer Edson Ferraz também destacou a presença maciça do público no evento. “Novamente os são-carlenses atenderam ao nosso chamado para prestigiar a Volta Ciclística. Com tanta gente na rua acompanhando a prova temos a certeza de que estamos no caminho certo em investir em grandes eventos como esse”, concluiu.

A organização da prova marcou para hoje, dia 19, a partir das 7h, em à Catedral, a largada dos ciclistas para a próxima etapa, rumo a Bauru. De lá, os atletas seguem de ônibus para São José do Rio Preto e na manhã de quinta, dia 20, partem para Ribeirão Preto. A prova vai terminar no próximo domingo, dia 23, quando os ciclistas retornam à capital paulista.

O evento também será exibido para outros 110 países pelo canal internacional da Rede Globo de Televisão. A II edição da Volta Internacional do Estado de São Paulo de Ciclismo é uma iniciativa da Industrial Levorin, com organização da Yescom, realização da Rede Globo de Televisão, que está fazendo a cobertura da competição, e apoio das prefeituras municipais de São Carlos, São Paulo, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Atibaia, Bauru, Ribeirão Preto, Campinas e Jundiaí.
Para o diretor do evento, Manuel Garcia, São Carlos está de parabéns pela organização. “O que vimos aqui mais uma vez foi uma cidade que entendeu o espírito do evento. A participação do público foi fenomenal, vibrando com a vitória do brasileiro André Grizante”, enfatizou.

Campanha de sucesso
A novidade foi o projeto “Volta do Estado de Ciclismo e Você”, uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis que foram trocados por uma bandeira para que o público pudesse torcer pelos ciclistas brasileiros. Os participantes da campanha também receberam um cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta oferecida pela organização da prova.

Foram arrecadados 930 kg de alimentos em São Carlos; São José dos Campos arrecadou 300 kg e Atibaia pouco mais de 500 kg. Os produtos foram divididos e distribuídos para três entidades que abrigam idosos: D. Helena Dornfeld, Cantinho de Luz e Guardiões do Amor.

O prefeito Newton Lima e a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, fizeram uma entrega simbólica aos representantes das três entidades logo após o término da prova. Na manhã da próxima sexta-feira, dia 21, os alimentos serão entregues às três entidades.

(19/01/05)