» FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA AVALIA GESTÃO E PLANEJA METAS PARA 2005 PDF Imprimir E-mail


A equipe da Fundação Pró-Memória de São Carlos, sob o comando da diretora presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo, reuniu-se na última quinta, dia 10, para avaliar o trabalho executado nos últimos quatro anos e encaminhar as metas para a gestão 2005/2008.

Os funcionários destacaram a importância da implementação de um plano mínimo de cargos e salários, com a contratação, através de concurso público, de dois auxiliares de serviços gerais, três técnicos em documentação, uma historiadora e uma arquiteta, oferecendo assim as condições básicas para o cumprimento das finalidades da Fundação.

Entre as maiores conquistas da Fundação, foi apontada a consolidação da unidade de Arquivo Público e Histórico, tanto no aspecto de sua organização quanto em sua informatização, além da adoção de rotinas de conservação dos documentos. Essas medidas também levaram à melhoria do atendimento aos usuários.

Implantada em 2001, a unidade de Patrimônio Histórico e Cultural foi outro destaque na avaliação, com a realização de um amplo levantamento dos imóveis de interesse histórico e arquitetônico numa área de cerca de 150 quarteirões, considerada o "quadrilátero histórico" da cidade.

O levantamento detalhado de cerca de quatro mil imóveis urbanos levou à formação de um banco de dados, viabilizando o estabelecimento de uma política de incentivo à proteção e preservação do patrimônio arquitetônico de São Carlos. Foi feito ainda extenso levantamento do patrimônio arquitetônico na zona rural, com visitas a cerca de 100 fazendas.

Metas

Entre as metas propostas, as principais compreendem o desenvolvimento de uma programação especial de atividades ligadas aos 150 anos da cidade, que serão comemorados em 2007, e a captação de recursos para dar início à primeira fase do projeto de restauração da Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária).

Outras metas a serem analisadas são a busca de alternativas para ampliar a receita própria da instituição, como venda de souvenirs e promoção de cursos, e a criação de um espaço na internet para estimular a interação da instituição com a comunidade, assim como a edição semestral de um boletim informativo sobre as atividades da Fundação, o patrimônio arquitetônico e a história de São Carlos.

Segundo Ana Lúcia Cerávolo, a partir das metas apresentadas na reunião a diretoria executiva da Fundação fará um planejamento de atividades que será discutido com os conselhos Curador e Fiscal da instituição e depois submetido ao Prefeito Newton Lima Neto.

(11/02/05)