» PROGRAMA DA SECRETARIA DE SAÚDE GARANTE LEITE PARA CENTENAS DE CRIANÇAS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


O Programa do Leite de São Carlos, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, atende hoje 1.508 crianças que pertencem a famílias de baixa renda. Cada criança recebe um litro de leite in natura por dia, rico em vitaminas A, D e ferro. A distribuição é feita três vezes por semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

“Toda segunda, quarta e sexta, eu venho aqui no posto pegar o leite de meus dois netinhos. Ajuda muito, sabe. Com o dinheiro que recebo de pensão, fica difícil comprar leite”, disse D. Maria do Carmo, que recebe o benefício na UBS do bairro Santa Paula.

O programa prioriza crianças de seis meses a dois anos de idade, podendo atender crianças de até seis anos e 11 meses. Para inclusão no programa existem critérios como avaliação do estado nutricional e de saúde da criança e, principalmente, da situação sócio-econômica da família.

“Os recursos para o Programa vêm de duas fontes: estadual e municipal. Das 1.508 crianças atendidas, o Governo do Estado fornece meio litro de leite por dia para 916 crianças, totalizando 458 litros. Para que essas 916 crianças possam receber um litro de leite por dia, como acontece com as 592 atendidas pela Prefeitura, o município complementa com outro meio litro. Com isso, a Prefeitura fornece diariamente 1.050 litros de leite e o Estado, 458 litros”, explica a coordenadora do Programa do Leite, Ana Cristina do Amaral.

Para a dona de casa Aparecida Gomes, que retira o leite na UBS do bairro Cidade Aracy, o programa garante tranqüilidade. “Graças a esse Programa, minhas crianças e a de muitas outras mães não ficam sem leite”, disse.

Locais de distribuição: UBS Redenção, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Vila São José, UBS Santa Felícia, UBS Cidade Aracy, UBS Fagá, UBS Azulville, UBS Santa Paula, UBS Vila Nery, UBS Parque Delta, UBS Água Vermelha, UBS Santa Eudóxia, UBS Jóquei Clube, PSF Antenor Garcia, PSF Presidente Collor, PSF Romeu Tortorelli e PSF Jardim Munique.

(16/02/05)