» MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTÃO AUTORIZADOS A INTEGRAR CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL BRASIL-ITÁLIA PDF Imprimir E-mail

As Câmaras Municipais de São Carlos, Araraquara, Gavião Peixoto, Ibaté e Ribeirão Bonito já aprovaram a participação destas cidades no Consórcio Intermunicipal Central Paulista / Brasil – Itália, que propões atividades de intercâmbio entre os cinco municípios e regiões da Itália. Formados os comitês locais, o próximo passo será instalar o Conselho Gestor Regional. O ato, que deverá contar com a presença do Ministro Aldo Rabelo, ainda não tem data marcada para acontecer.

As atividades que o consórcio vai explorar entre as cidades brasileiras e italianas passam pelos seguintes setores: promoção e aperfeiçoamento dos serviços de apoio à pequena e média empresas, elaboração de estudos de viabilidade para facilitar as condições de intercâmbio dos setores produtivos, criação de metodologia de planejamento territorial integrado e de apoio à estruturação dos serviços públicos locais, desenvolvimento de instrumentos metodológicos para a integração das políticas sociais e promoção da cultura, em particular dos seus aspectos turísticos e da capacitação de pessoal.

O consórcio também prevê o intercâmbio e a disseminação de conhecimentos do Brasil e da Itália sobre estratégias de promoção do desenvolvimento local e regional. Para isso, as cinco cidades brasileiras poderão integrar associação civil sem fins lucrativos, com a finalidade exclusiva de promover atividades referentes ao consórcio.

O representante do Comitê Gestor Italiano, Giampiero Rasimelli, esteve em São Carlos em janeiro, quando visitou a UFSCAR, a USP e os laboratórios da Embrapa, e também se reuniu com os cinco prefeitos dos municípios que integrarão o consórcio paulista. Ele anunciou que as regiões italianas que representa têm particular interesse comercial pelo biodiesel, madeira e agroindústria, entre outros.

(17/02/05)