» SÃO CARLOS PARTICIPA DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail


A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, e a diretora do Departamento de Cultura, Telma Olivieri, participam nesta semana da IV Conferência Nacional de Educação que está sendo organizada pela Comissão de Educação e Cultura, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ministro da Educação, Tarso Genro, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estarão presentes na mesa de abertura do evento.

O tema será abordado por meio de painéis, conferências e outras atividades específicas. A secretária Géria Montanari vai participar dos debates da Educação, enquanto a diretora Telma Olivieri estará presente nas mesas de discussão sobre Cultura. “Educação e a Cultura não são processos isolados. É preciso inteirar-se e debater o que é feito em outros locais”, afirmou a secretária de Educação.

A questão central da Conferência é a avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE), prevista em lei e que acontece pela primeira vez. Os participantes vão discutir o Plano e propor sugestões que serão encaminhadas ao Legislativo. “A discussão de políticas públicas nacionais para o Brasil, caso do Programa Nacional de Educação, é fundamental, pois poderemos avaliar se as metas foram cumpridas, o que está sendo feito e o que precisa ser aprimorado, principalmente no que diz respeito a recursos”, disse Géria.

Quando o Plano Nacional de Educação foi apresentado como projeto de lei pelo deputado Ivan Valente (PT), estimava-se que seria necessário aplicar 10% do PIB em educação para adequá-la à realidade mundial. Já a proposta de PNE elaborado pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso propôs que os gastos em educação ficassem na casa de 7% do PIB. “A ampliação dos recursos federais em educação é significativa e, por isso mesmo, temos que discutir o PNE e a proposta do Fundeb, que também trata de recursos, atualização e qualidade do ensino no Brasil”, ressaltou a secretária.

Nos vários debates agendados estarão representadas entidades como Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UnB), Ministérios da Educação, Esportes e Cultura, Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Organização Internacional do Trabalho, UNESCO, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, entre outros.

(22/02/05)