» NAI GARANTE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE EM SEU PRÓPRIO MUNICÍPIO PDF Imprimir E-mail


Assinatura do protocolo.Visita ao NAI.
Na sexta, dia 8, a presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Berenice Maria Giannella, esteve em São Carlos visitando o NAI (Núcleo de Atendimento Integrado), ocasião em que foi recepcionada pelo prefeito Newton Lima, pelo secretário municipal Especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares, pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, além do juiz da Infância e Juventude, João Batista Galhardo Júnior, e da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Joanna Ravenna Pinheiro.

Berenice Giannella pôde conferir as instalações do NAI e receber as informações sobre a atuação da unidade. Também conheceu a chácara onde os menores que cometem atos infracionais ficam em regime de semiliberdade, e teve a oportunidade de conversar com alguns desses adolescentes.

Depois, Newton Lima e Berenice assinaram um Protocolo de Cooperação com o NAI, onde são dispostas as responsabilidades de cada parceiro com a unidade. Newton Lima afirmou que recebia a visita da presidenta da Febem com muita honra e esperança. “Esperamos que ela possa dar início a um novo ciclo na direção da Febem, dando continuidade e impulsionando ainda mais esse projeto, que para nós é tão querido”, disse o prefeito.

Newton disse ainda que os resultados que o NAI tem obtido nos últimos quatro anos são motivo de orgulho para a atual administração, devido à maneira adequada com que os adolescentes são tratados. “Nossa expectativa é de que o exemplo do NAI possa se consolidar não somente em São Carlos, mas em várias cidades do Estado”, completou.

Já Padre Agnaldo ressaltou que a presença de Berenice Giannella era extremamente importante para toda a equipe do NAI, já que a Febem é uma instituição parceira no atendimento ao menor infrator realizado no município. “Além disso, essa visita é muito importante porque nós precisamos que a cúpula da Febem conheça de perto a experiência a fim de apoiar os municípios que estão buscando implantar o mesmo projeto que o NAI vem realizando”.

Berenice Giannella explicou que era com grande satisfação que visitava a unidade, sempre elogiada por profissionais da área. “Acho que São Carlos, por meio da Prefeitura Municipal, do Poder Judiciário e do Projeto Salesianos, dão o exemplo de como deve ser o atendimento ao adolescente. Devemos procurar cada vez mais atendê-los em medidas socioeducativas alternativas à medida de internação”, afirmou.

Ela salientou a importância de o adolescente ser atendido em seu próprio município, onde possui sua estrutura familiar. “Só assim poderemos evitar a superlotação das unidades de São Paulo. Estou procurando conhecer as experiências bem-sucedidas para obter uma boa metodologia de atendimento ao adolescente, isto é, um programa único aplicável em vários municípios”, concluiu.

João Batista Galhardo Júnior falou que essa visita era extremamente importante para o NAI, já que, antes de assumir a presidência da Febem, Berenice Maria Giannella atuava na Secretaria de Administração Penitenciária no setor de Parcerias, setor semelhante ao modelo são-carlense. “O NAI é uma grande parceria, de pessoas e de instituições de São Carlos, que deu certo. O que nós esperamos é que ela não somente conheça nosso modelo, mas que também coloque em prática as informações que obtiver aqui”, disse.

O juiz disse também que o NAI não deve ser entendido como algo somente da Prefeitura, da Justiça ou do Ministério Público. “O NAI é resultado de uma série de parcerias e sem elas nenhum trabalho será profícuo na área da Infância e da Juventude. Durante a visita, procuramos enfatizar essa idéia”, finalizou.

(11/07/05)