» PREFEITURA E ONG AÇÃO FOME ZERO REALIZAM ENCONTRO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PDF Imprimir E-mail
» PREFEITURA E ONG AÇÃO FOME ZERO REALIZAM ENCONTRO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Nesta quarta, dia 23, às 10h, no Pavilhão São Carlos Exposhow, o prefeito Newton Lima fará a abertura do Encontro Alimentação Escolar e Desenvolvimento Local Sustentável, dirigido a prefeitos comprometidos com a qualidade da alimentação escolar e com programas de segurança alimentar e nutricional. O evento é uma realização da Prefeitura de São Carlos em parceria com a ONG Ação Fome Zero.

“O objetivo principal do encontro é oferecer informações que ajudem os administradores públicos a realizar uma gestão eficiente dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Pretende-se, ainda, desenvolver a concepção de que os recursos do PNAE podem ser um importante fator de desenvolvimento local quando empregados na própria região”, destacou Laerte Lopes, diretor de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

No encontro serão apresentadas experiências bem-sucedidas de gestão do PNAE, coletadas pela Ação Fome Zero, e também o exemplo da Prefeitura de São Carlos, que desenvolve várias ações voltadas para a melhoria da alimentação escolar e para a garantia da segurança alimentar, entre elas a inauguração do Banco Municipal de Alimentos, que também acontece nesta quarta.

“A Ação Fome Zero é uma organização não governamental criada há dois anos e meio e formada por empresas comprometidas com o desenvolvimento humano e social do país com a missão de apoiar técnica e financeiramente ações que pretendam reduzir os níveis de pobreza do Brasil. O foco principal de atuação é o desenvolvimento de projetos que objetivam a qualidade e a segurança alimentar e nutricional do país. Entre eles, o PNAE, que destina recursos para a produção de 37 milhões de refeições diárias para alunos da rede pública de ensino”, explica Fátima Menezes, diretora da ONG.

Uma das ações da Ação Fome Zero é o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, entregue às prefeituras que se destacam em um rigoroso processo seletivo desenvolvido ao longo de seis meses por especialistas na área de alimentação e economia. A Ação Fome Zero aproveita a oportunidade para divulgar o livro Histórias gostosas de ler e boas de copiar, que relata a experiência das prefeituras premiadas com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em 2004 e que têm o objetivo de divulgar as pequenas soluções que podem gerar grandes resultados na qualidade da alimentação escolar e no desenvolvimento das localidades.

PROGRAMAÇÃO

9h30 - Credenciamento e Café
10h00 - Abertura:
Prof. Newton Lima Neto - Prefeito de São Carlos (SP)
Sra. Fátima Menezes - Diretora da ONG Ação Fome Zero
10h30 - Palestra:
Compra Direta Local
Crispim Moreira – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
11h30 - Palestra:
Experiências de abastecimento do poder público e da sociedade civil
Francisco José V. de Cajueiro – Presidente da CEAGESP
12h15 - Inauguração:
Banco Municipal de Alimentos de São Carlos
12h30 - Almoço
14h00 - Palestra:
Alimentação Escolar e Desenvolvimento Local”, experiência e desafio
Prof. Dr. Luiz Fernando Paulillo (Universidade Federal de São Carlos)
14h30 - Palestra:
Estudo Ergonômico na Produção da Alimentação Escolar
Prof. Dr. João Alberto Camarotto (Universidade Federal de São Carlos)
15h10 - Palestra:
Curso de Capacitação das Merendeiras de São Carlos (SP)
Novo Modelo de Gestão na Alimentação Escolar
14h00 - Encerramento e Café

(22/11/05)