» SEMINÁRIO VAI APRESENTAR PROJETO PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail


Reuniões com a comunidade.

A Prefeitura realiza nesta quinta, dia 24, a partir das 13h30, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), o Seminário “Uma rede a favor da educação integral das crianças e dos adolescentes da região do Cidade Aracy”, evento aberto à população. A FESC localiza-se à rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery.

Durante o encontro, será apresentado o projeto-piloto de um programa denominado “Ações em Rede”, que está sendo implantado em São Carlos, na região do bairro Cidade Aracy, através da parceria entre a Prefeitura, a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A proposta do programa é fortalecer e integrar ações governamentais e não governamentais de caráter educativo em uma determinada região. Essas ações devem ter como público-alvo as crianças e adolescentes e seu trabalho a educação integral, ou seja, o desenvolvimento das várias dimensões do ser humano, para o qual concorrem a educação escolar e outros espaços de aprendizagem.

Também serão apresentados trabalhos já desenvolvidos pelo programa através do projeto “Roda de Leitura”. Nesse projeto, representantes das escolas, secretarias de educação, gestores e voluntários participam de encontros mensais de formação e adquirem técnicas que estimulam o hábito da leitura entre as crianças do ensino fundamental, bem como formas de organizar rodas de leitura.

A organização de oficinas de leitura nas escolas e de rodas de leitura na comunidade visa estimular o gosto pela leitura, ampliar a compreensão de textos, bem como a reflexão acerca de diversos temas. Os participantes do seminário formarão grupo de debates para a elaboração de propostas de ação para a continuidade do programa em 2006.

(23/11/05)