» PREFEITURA INAUGURA BANCO MUNICIPAL DE ALIMENTOS PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima inaugurou nesta quarta, dia 23, o Banco Municipal de Alimentos, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele foi implantado na Central de Abastecimento (antigo Ceagesp, atual Pavilhão São Carlos Exposhow), onde também funcionará a Unidade de Processamento de Hortifrutícolas, o Varejão da Agricultura Familiar, Padaria, Cozinha Experimental e também o Restaurante Popular, cuja inauguração deve acontecer em abril do próximo ano.

A solenidade contou também com a presença dos secretários municipais Sérgio Dutra (Agricultura) e Rosilene Mendes dos Santos (Cidadania), do vereador Lineu Navarro, autor da lei que autorizou o município a constituir o Banco, da diretora da ONG Ação Fome Zero, Fátima Menezes, e da primeira-dama Ana Lima, entre outras autoridades.

O Banco Municipal de Alimentos é um importante instrumento da Prefeitura Municipal na luta contra o desperdício e no combate à fome, ultrapassando o caráter meramente assistencial, já que vem acompanhado de ações de promoção da segurança alimentar e nutricional. O programa tem como objetivo a coleta, seleção, recondicionamento e distribuição de alimentos sólidos e líquidos, em condições plenas de consumo, mas que por algum motivo deixaram de ser comercializados.

“São Carlos é o primeiro município do país a ter o Banco de Alimentos com todos os equipamentos necessários, como a câmara fria e o refrigerador”, informou o secretário de Agricultura durante sua fala. O Banco é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que arrecada alimentos doados, por meio da articulação do maior número possível de unidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos. A análise, seleção, classificação e embalagem dos alimentos, que serão distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais, serão feitas por uma equipe técnica que envolve nutricionistas e outros profissionais.

O vereador Lineu Navarro parabenizou a ação da Prefeitura, que conseguiu implantar o Banco de Alimentos de forma a garantir a qualidade de alimentação da população assistida pelas entidades assistenciais e preparar profissionais para o melhor tratamento das refeições.

“Essa é mais uma iniciativa, agora concretizada, que a Prefeitura toma no tratamento da alimentação de nossa cidade”, observou o prefeito Newton Lima, referindo-se ao trabalho já realizado, durante sua primeira gestão, para estruturar, por exemplo, a merenda escolar nas instituições de ensino da cidade. O prefeito salientou que mais uma vez o governo federal colabora com o município de São Carlos, viabilizando recursos para a implantação de equipamentos públicos que têm por objetivo reduzir os problemas sociais, como o direito à alimentação.

(23/11/05)