» ENCONTRO DISCUTE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO LOCAL PDF Imprimir E-mail



Na manhã desta terça, dia 23, a Prefeitura de São Carlos e a ONG Ação Fome Zero realizaram o Encontro Alimentação Escolar e Desenvolvimento Local Sustentável, dirigido a prefeitos e profissionais comprometidos com a qualidade da alimentação escolar e com programas de segurança alimentar e nutricional. O evento foi realizado no anfiteatro do Pavilhão São Carlos Exposhow.

Na abertura, estiveram presentes o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, os secretários municipais Sérgio Dutra (Agricultura) e Rosilene Mendes dos Santos (Cidadania), o representante do Ceagesp, Eledil Einstein Bessa, e a diretora da ONG Ação Fome Zero, Fátima Menezes.

O prefeito Newton Lima ressaltou a importância da participação das cidades da região, como Araraquara, Ribeirão Bonito, Gavião Peixoto e de cidades como Guarulhos, Guaíra, Sorocaba, entre outras. “Isso exemplifica a necessidade de trabalharmos com o conceito de desenvolvimento regional”, observou. “Antes da nossa administração, a alimentação escolar em nossa cidade tinha destaque nas páginas policiais dos jornais. Agora ganha importância nas páginas sociais”, disse o prefeito, lembrando que nem equipe de nutricionistas a Prefeitura possuía antes de 2001.

Segundo o prefeito, várias ações foram tomadas para que a merenda escolar de São Carlos fosse rica em nutrientes e que pudesse gerar emprego e renda para a região. Newton também falou sobre a importância do tema Fome Zero, “que infelizmente saiu da mídia, mas que está no coração de muitas pessoas, como em São Carlos, onde estamos trabalhando para melhorar a alimentação de nossa população”.

Após a abertura, aconteceram várias palestras sob temas como “Estudo Ergonômico na Produção da Alimentação Escolar”, “Curso de Capacitação das Merendeiras de São Carlos” e “Novo Modelo de Gestão na Alimentação Escolar”.

(23/11/05)