» SECRETARIA DE SAÚDE APÓIA MUTIRÃO PARA EXAMES DE MAMOGRAFIA PDF Imprimir E-mail

Neste sábado, dia 26, a Secretaria Municipal de Saúde vai apoiar o mutirão de mamografias que será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde na Santa Casa de São Carlos. “Mesmo não tendo demanda reprimida para exames de mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde apóia completamente a realização do mutirão, que pelos nossos dados deve beneficiar algumas pessoas da microrregião que, por algum motivo, ainda não marcaram seus exames com nossos prestadores – Santa Casa e Instituto Radiológico Romeu Santini”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que são realizados mensalmente uma média de 700 exames de mamografia – 300 na Santa Casa e 400 no Instituto Radiológico. Desta forma, não existe fila de espera para fazer o exame. “Ao passar pelo médico, nas consultas preventivas do Programa de Saúde da Mulher, a paciente já recebe o encaminhamento para o exame, que é marcado para no máximo três dias”, adiantou Marcelo Henrique.

O que é mamografia?
É o método mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É também chamada de mastografia ou senografia. É um exame de alta sensibilidade, que pode detectar o câncer muito antes de ser palpável. O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos de idade, façam o exame uma vez por ano. Dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, se fuma ou se sua família tem antecedentes de câncer no seio), seu médico pode recomendar uma programação diferente. Lembre-se, somente seu médico é quem pode indicar e interpretar os resultados dos seus exames. Ele é o seu principal aliado na manutenção do seu estado de saúde.

(24/11/05)