» EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


O Seminário “Uma rede a favor da educação integral das crianças e dos adolescentes da região do Cidade Aracy”, realizado pela Prefeitura na Fundação Educacional São Carlos (FESC) na tarde de quinta, dia 24, reuniu 80 pessoas ligadas direta ou indiretamente à educação de crianças e adolescentes naquela área da cidade. Participaram da solenidade de abertura do seminário o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária de Educação e Cultura Géria Montanari, o secretário de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares Lima, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Diana Cury e a coordenadora do Cenpec – Isa Guará.

Durante o encontro, a coordenadora do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) apresentou o projeto-piloto do programa “Ações em Rede”, que está sendo implantado em São Carlos, na região do Cidade Aracy, através da parceria entre a Prefeitura, a Fundação Volkswagen e o próprio Cenpec desde o início deste ano. “Nosso objetivo é trabalhar com os agentes locais para que eles possam articular os serviços educativos que estão fora da escola com o currículo escolar”, explicou a assessora de coordenação do Cenpec.

Deve haver sinergia entre as ações dentro e fora da escola para potencializar a aprendizagem da criança, tornando a comunidade do Cidade Aracy uma comunidade educativa. Que toda aquela área seja um território escola. “É difícil porque as pessoas não estão habituadas a trabalhar articuladamente. Nós crescemos num mundo fragmentado, achando que vamos dar conta de resolver todos os problemas, ou pelo menos os problemas no nosso entorno. Hoje já se sabe, as pesquisas mostram que é impossível resolver um problema sem trabalhar de modo consorciado, cooperativo. E isso exige outra cultura para desenvolvermos projetos conjuntos, articulados.”, afirmou.

A assessora disse ainda que esse trabalho é de longa duração e a partir dos próximos anos o Cenpec vai se afastando aos poucos para que a comunidade passe a ser protoganista de sua história. Estão participando do Ações em Rede as Secretarias de Educação e Cultura, Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social, Saúde, Fundação Educacional São Carlos, Guarda Municipal, Igrejas Evangélica e Católica, Grupo Recreativo “Acadêmicos do Aracy”, ONG Espaço Cidadão, Congregação Salesianos e Conselho Tutelar.

: “Essa ação é educativa e deverá realizar a inclusão social dessas crianças e adolescentes preparando-os como cidadãos do futuro e para a Prefeitura isso se reveste de grande importância. Essa parceria nós dá grande satisfação”, afirmou o vice-prefeito Émerson Leal.

(25/11/05)