» SÃO CARLOS TERÁ MAIS UM TELECENTRO DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS PDF Imprimir E-mail



Mais um Telecentro de Informações e Negócios será implantado em São Carlos, desta vez no Tiro de Guerra 02-035. A solicitação foi feita pelo prefeito Newton Lima junto aos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Defesa, que em parceria estão coordenando o Projeto “Soldado Cidadão”. Será o 5º Telecentro instalado na cidade, sendo que quatro são coordenados pela Prefeitura por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), e um pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em 2004, a Prefeitura instalou o seu 1º Telecentro no Campus 1 da FESC, em abril desse ano entregou outro no Distrito de Água Vermelha, no próximo dia 12 de dezembro inaugura mais um na Estação Cultura e, em breve, no Tiro de Guerra. Todos esses Telecentros fazem parte do Programa de Inclusão Digital do município, que além dos Telecentros conta com mais 11 postos, sendo 8 nas Escolas do Futuro, um no bairro Cidade Aracy, um Distrito de Santa Eudóxia e outro no Campus 2 da FESC.

O Telecentro de Informação e Negócios é um espaço com vários computadores interligados em rede local e conectados à internet com a orientação de monitores capacitados para atender as demandas de seus usuários. É um ambiente voltado para a oferta de cursos, treinamentos, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento da microempresa e empresa de pequeno porte.

O Telecentro do Tiro de Guerra vai contar com 10 computadores e um servidor de rede. As máquinas foram doadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ao Comando Militar do Sudeste que está repassando o equipamento ao Tiro de Guerra de São Carlos. Esse é o primeiro dos 133 Telecentros que serão instalados em Comandos Militares em todo o País. O objetivo é capacitar os soldados e prepará-los para o primeiro emprego.

A diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, vê no novo Telecentro “mais uma contribuição ao Programa Inclusão Digital, inserido em suas políticas públicas pelo Governo Participativo de São Carlos desde 2001” e destaca que “hoje já atendemos em média 400 alunos por semestre somente nos Telecentros de São Carlos e de Água Vermelha e com a implantação de mais duas unidades, uma na Estação Cultura e outra no Tiro de Guerra, vamos oferecer mais vagas e com isso possibilitar que mais pessoas tenham acesso às novas tecnologias de informação e comunicação”.

Newton Lima enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo governo federal, através do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na popularização do uso do computador. “Os Telecentros são reconhecidos como um dos mais importantes elementos de inclusão digital. Além da possibilidade de acesso e utilização plena das tecnologias de comunicação e informação, eles se caracterizam pela capacidade de articular o desenvolvimento econômico no ambiente onde está inserido, potencializando o exercício efetivo da cidadania na era digital”.

No próximo dia 1º de dezembro, em Brasília, no Auditório da Caixa Econômica Federal, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior estará realizando uma solenidade comemorativa aos Mil Telecentros Habilitados pelo governo federal, ocasião em que serão anunciadas as entidades contempladas no Plano de Expansão da Rede de Telecentros de Informação e Negócios, dentre as quais se insere o município de São Carlos.

(28/11/05)