» VÍDEO FESTIVAL 2005 PREMIA OS VENCEDORES PDF Imprimir E-mail

Newton entregou o prêmio a Luciano Vidigal, do Rio de Janeiro, realizador de “Neguinho e Kika”, escolhido pelo voto popular.
Premiação das produções vencedoras.

FESTIVAL RECEBEU MAIS DE DUZENTAS INSCRIÇÕES

A entrega dos prêmios para os vídeos escolhidos pelo júri oficial da 3ª edição do Vídeo Festival São Carlos 2005 aconteceu na noite do sábado, dia 26, no Teatro do Sesc São Carlos, com a presença do prefeito Newton Lima, da secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, da diretora do Departamento de Artes e Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, Telma Olivieri, e do secretário de Fazenda, Gilberto Perre, entre outras autoridades. Os vídeos vencedores foram “Hell”, de Felipe Quérette (Videoclip), “Sem Ana”, de Rafael Barion (Ficção), “A morte do rei de barro”, de Marcos Buccini (Animação) e “Ao vencedor, o capim”, de Carol Araújo (Documentário).

O Vídeo Festival 2005, uma realização do Sesc São Carlos e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Departamento de Artes e Cultura) e Fundação Pró-Memória, e apoio da Em Cena Produções e da EPTV Central, recebeu a inscrição de mais de 200 trabalhos nos gêneros Ficção, Documentário, Videoclipe e Animação. Os objetivos do Festival são promover a produção áudio-visual em São Carlos e incentivá-la em outras cidades, dar oportunidade para o surgimento de novos talentos e tornar essa produção conhecida da população, com a criação de espaços alternativos de exibição áudio-visual.

Os trabalhos inscritos foram exibidos em Centros Comunitários, praças e escolas da cidade como parte do programa “Cinema para Todos”, da Prefeitura, na sala de vídeo do Sesc, no CDCC e também no Colégio Caaso. A população votou após as apresentações, escolhendo como vencedor do Prêmio Júri Popular de São Carlos o vídeo “Neguinha e Kika”, de Luciano Vidigal, com maioria de votos em mais de 20 sessões. No total, as produções foram vistas por mais de 1.500 pessoas.

Além disso, o Vídeo Festival trouxe os realizadores dos 20 vídeos pré-selecionados para São Carlos, possibilitando o intercâmbio de idéias e o contato profissional entre os participantes. Foram também premiados dois vídeos com Menções Honrosas concedidas pelo Júri de Seleção: “Homens pequenos no ocaso projetam grandes sombras”, de Tim Gerlach, e “Chico Lee 2: a fórmula Fênix”, de Allan dos Santos, e uma Menção Honrosa concedida pelo Júri de Premiação: “Ética na imprensa na década de 90 e as lições do caso Escola Base”, de Gustavo Brigatto, Paulo R. Ranieri e Thiago Domenici.


(28/11/05)