» CURSO CAPACITA PROFESSORES PARA MUDANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF Imprimir E-mail


Na última semana, 100 professores da rede municipal de ensino iniciaram os cursos de preparação para assumirem as salas do Ensino Fundamental, que a partir de 2006 passam a atender alunos que tenham 6 anos completos até 31 de dezembro de 2005. A maioria dos educadores já ministra aulas nas séries iniciais do ensino fundamental. Hoje, a Prefeitura mantêm oito unidades, atendendo um total de 5.316 alunos.

Nos cursos de preparação, os professores receberam informações sobre o comportamento e as ações dessa faixa etária, o que deve ser trabalhado em sala de aula e as ferramentas para esse trabalho como canto, dança, histórias etc. “Nossa preocupação é que as crianças não recebam informação em demasia. É preciso que se ensine brincando para não haver um rompimento, mas sim uma passagem entre o período de EMEI, da educação infantil, e a EMEB, que é o ensino fundamental”, disse a diretora de Ensino Fundamental, Leila Lima.

A obrigatoriedade de matrícula nas EMEBs a partir dos 6 anos é resultado de uma lei federal aprovada pelo Congresso Nacional neste ano e, segundo a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, vem ao encontro da política adotada pela administração municipal em São Carlos. “Já é política do Governo Participativo universalizar a educação de 4 a 6 anos, tendo como prioridade, inclusive, estender o horário para que o acesso à escola possa ser em período integral”, explicou a secretária.

O debate sobre o ensino fundamental passar a ter a duração de nove anos começou há dois anos, seguindo modelo aplicado na maioria dos países. O Brasil era um dos únicos a exigir apenas oito anos para a formação na fase de ensino fundamental. “A formação dos professores continua em 2006 e as mudanças não estarão restritas ao professor e aluno”, explicou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental.

A Prefeitura está adquirindo material pedagógico específico, parques para as unidades de Ensino Fundamental e móveis adequados, mudando a rotina dessas escolas e a caracterização das unidades. “Nós pensamos no parque para as crianças de 6 anos e também para as que têm 7, 8, 9 anos. Eles suportam até o peso de um adolescente”, continuou Leila Lima.

(29/11/05)