» NOVAS BAIAS COBERTAS DO CANIL JÁ ABRIGAM ANIMAIS ABANDONADOS PDF Imprimir E-mail



A reforma estrutural nas instalações do Canil Municipal e Posto Zootécnico “Pádua Salles”, realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está em ritmo acelerado. Cinco baias cobertas, com cochos para água e alimentação, foram construídas em substituição às casinhas de madeira e alvenaria. As baias já existentes foram ampliadas e melhoradas, proporcionando mais dignidade aos animais abrigados no canil.

Outros três canis de isolamento estão em construção e serão destinados aos animais bravios ou em período de observação. O prédio será pintado e a antiga cozinha, onde eram preparados os miúdos e sobras, substituídos desde 2001 por ração seca, transformada em sala de atendimento. Além disso, o público que procura o canil terá uma sala de espera mais espaçosa e confortável. Também será construída uma guarita de segurança para monitorar os usuários e coibir abandono de animais no local.

“É preciso deixar claro que o canil não é um local para os donos abandonarem seus animais. A pessoa que possui um cão ou um gato, e que por alguma razão não o quer ou não pode mais ficar com ele, deve procurar doar esse animal, e não largar nas ruas ou no canil. As pessoas precisam entender que abandonar um animal é crime e a Lei Federal nº 9.605/1998 prevê punições”, explica a diretora do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura, Renata Grotta.

Para evitar os abandonos, a Prefeitura, em parceria com entidades de proteção animal, como UIPA e Arca de São Francisco, desenvolve um trabalho de conscientização sobre Posse Responsável. “A Prefeitura tem feito um trabalho muito importante nessa área, ao implantar os programas CastraCão e Gato Também e Castração a Baixo Custo. Esses dois programas permitem à população castrar seus animais gratuitamente ou a custo reduzido, ajudando o município a ter um baixo índice de animais abandonados nas ruas”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Dutra.

(29/11/05)