» PESQUISA MOSTRA PARTICIPAÇÃO DE MORADORES EM COLETA SELETIVA PDF Imprimir E-mail


Sensibilização no Jardim Cruzeiro do Sul.

Durante o Mutirão Cidade Limpa que aconteceu no último dia 19, a Prefeitura, por meio do Departamento de Política Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, realizou, na região sul da cidade, uma atividade de sensibilização à coleta seletiva, em parceria com instituições são-carlenses, como o Tiro de Guerra, Escoteiros e Defesa Civil. Das 7h30 às 12h, no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, cerca de 60 voluntários procuraram sensibilizar a população na questão da coleta seletiva.

O envolvimento destas entidades na parceria com a Prefeitura foi fundamental na tarefa de estimular a população em geral a colaborar com a separação dos resíduos recicláveis nas respectivas fontes geradoras (estabelecimentos comerciais e/ou residências). Mediante a ação dos voluntários e dos técnicos do Departamento de Política Ambiental, foi possível fazer a orientação individualizada em 800 locais, entre residências e comércios, onde foram aplicados questionários e entregues panfletos para auxiliar nas explicações relacionadas à reciclagem, trabalho, renda, participação ativa da população, catadores da cooperativa, tipos de materiais recolhidos, entre outras informações.

A aplicação de questionário registrou basicamente duas informações: a participação ou não na coleta seletiva e para quem eram disponibilizados os recicláveis (catadores de rua ou cooperativas) e os motivos de não separação à coleta seletiva (não sabe o dia e horário da coleta seletiva, pessoa que atendeu trabalha o dia todo e não fica ninguém no local - casa ou comércio, não conhece os benefícios da coleta seletiva, os catadores não batem e nem tocam campainha, não tem interesse de participar e não quer saber, não acredita na coleta seletiva, acha que quem ganha é a prefeitura, outros não têm informações sobre assunto).

Com base nos locais atendidos (800 pontos visitados), foi registrado que a maior parte (72%) da população do Jardim Cruzeiro do Sul colabora com a coleta seletiva. O levantamento apontou algumas das principais reclamações feitas por moradores e/ou proprietários: tempo de coleta dos catadores, de porta a porta, em moradias e estabelecimentos é curto; catadores da cooperativa não recolhem semanalmente os materiais separados nas fontes geradoras.

Quanto aos motivos de não participação à coleta seletiva, vale destacar os seguintes aspectos: tempo de coleta dos catadores na porta de moradias e estabelecimentos é curto (29%); não têm informações sobre assunto; outros e sem resposta (18,7%); não sabem o dia e horário da coleta seletiva (15%); não conhecem os benefícios da coleta seletiva (13,2%); os catadores não batem e nem tocam campainha (10%); pessoas ausentes durante a semana, pois trabalham o dia todo (6,8%); pessoas que não têm interesse em participar e não querem saber (4,5%); acham que quem ganha é a Prefeitura (2,3%); não acreditam na coleta seletiva (0,5%).

Em atividade de campo, pode-se observar que o número de catadores de recicláveis é significativo no Jardim Cruzeiro do Sul, ou seja, nesta área, há a presença de catadores de rua que separam nas suas residências para posterior comercialização destes materiais. No primeiro dia de coleta seletiva realizada pelos catadores da Cooperativa COOLETIVA, após o mutirão, verificou-se um aumento de 800 kg, além do normalmente coletado no Jardim Cruzeiro do Sul. Isto mostra mais uma vez que essa intervenção educativa foi extremamente positiva para mobilizar a população local a participar da coleta seletiva.

Kátia Ventura, Chefe de Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, avalia que o trabalho de sensibilização foi positivo. “Prova disso foi o aumento significativo na quantidade de material separado pela população daquela região da cidade”, concluiu.


Levantamento da Participação da Coleta Seletiva



(29/11/05)