» SITUAÇÃO DAS CRECHES EM SÃO CARLOS EVOLUIU EM QUANTIDADE E QUALIDADE PDF Imprimir E-mail


Mais vagas e melhor atendimento.

SITUAÇÃO DAS CRECHES EM SÃO CARLOS EVOLUIU EM QUANTIDADE E QUALIDADE

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas sobre o número de crianças com idade entre zero e 3 anos em creches comprova a evolução qualitativa e quantitativa da educação infantil no município de São Carlos. Em 2000, a Prefeitura de São Carlos atendia aproximadamente 642 crianças de zero a 3 anos em creches próprias e conveniadas, além da faixa etária de 4 a 6 anos, que também era atendida pelas creches. Em 2001, as creches deixaram de atender as crianças de 4 a 6 anos, que passaram a ser atendidas exclusivamente nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

As creches continuaram atendendo apenas as crianças de zero a três anos e o número de meninos e meninas por professores foi reduzido: um professor pode cuidar no máximo de 6 bebês (de 3 meses a 1 ano). Todas as unidades sofreram ampliação e adequação, principalmente para atender os bebês, que necessitam de equipamentos físicos ainda mais especializados. Foram construídas duas novas unidades e hoje apenas nas creches da Prefeitura são atendidas 1.220 crianças de zero a três anos enquanto que a demanda por vagas nessa faixa etária caiu de 1.051 para 356 entre os anos de 2001 e 2005.

A pesquisa realizada pela FGV baseou-se em levantamento realizado pelo IBGE no ano de 2000 e é o próprio IBGE que aponta o crescimento em relação a 2004. Enquanto toda a rede privada de educação infantil atendia 1.118 crianças com idades entre zero e 5 anos, as creches públicas municipais atendiam 1.198, de zero a 3 anos.

A cidade de São Carlos tem registrado junto ao sistema populacional SEADE 15.222 crianças com idades entre zero e 4 anos. Assim, 20,5% dessas crianças são atendidas pelas creches públicas, municipais ou filantrópicas. O município de São Carlos subiria no ranking da pesquisa Educação de Primeira Infância 154 posições, indo do 368º lugar para 214º entre as 645 cidades do Estado de São Paulo.

(30/11/05)