» PLANTIO DE OITENTA MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS NO BOSQUE SANTA FÉ PDF Imprimir E-mail

Vice-prefeito Emerson Leal fez o plantio da 1ª muda.
Alunos no plantio de árvores no Bosque Santa Fé. O programa “Plantando o Futuro”, que visa promover a recuperação florestal em São Carlos, priorizando a restauração das matas ciliares, realizou juntamente com a Escola Estadual Atília Prado Margarido, na manhã de sexta, dia 25, o plantio de 80 mudas de espécies nativas no Bosque Santa Fé, no bairro Santa Felícia. O programa é mantido pela Prefeitura por meio do Departamento de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia,

O plantio contou com a participação de cerca de 100 alunos do ensino fundamental e teve como finalidade o enriquecimento da vegetação já existente no local. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras – Divisão de Áreas Verdes, que realizou a limpeza da área, fez a doação das mudas e disponibilizou mão-de-obra na execução do plantio.

Participaram da atividade o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, que em nome do prefeito Newton Lima cumprimentou os professores e alunos pela dedicação à nascente e ao Bosque Santa Fé e fez o plantio da primeira muda, o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini, a engenheira florestal Ana Paula Castral, a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Kátia Ventura, a assessora de gabinete Mirlene Severo e a equipe do Horto Florestal.

Antes do plantio, Paulo Mancini falou aos participantes, destacando a importância da conservação e recuperação dos recursos hídricos e do papel das matas ciliares, para preservar a quantidade e a qualidade da água, elemento fundamental a todo sistema vivo.
Na seqüência, os alunos apresentaram redações e poesias sobre temas ambientais como bacia hidrográfica, recursos hídricos e mata ciliar. Cada grupo de alunos recebeu dois tipos de panfletos para entregar aos moradores e comerciantes da região: “Guia de Plantio Urbano – Plantando o Futuro” e “Lixo Fora – Nossos córregos não são latas de lixo”.

O “Guia de Plantio Urbano” apresenta orientações sobre a importância da vegetação no meio urbano e no convívio com o ser humano, bem como indica procedimento correto de plantio em calçadas, atentando para o cuidado que cada morador deve ter ao realizar um plantio nas calçadas. O panfleto “Lixo Fora” aborda os impactos ambientais gerados pela má disposição de resíduos na natureza e os prejuízos que são causados à saúde humana.

Kátia Ventura destacou a importância dessa atividade, que envolveu alunos da escola Atília Prado Margarido. “Como sempre, essa atividade só foi possível graças à participação dos professores Luz Divina Rodrigues Casuso e Ângelo Ricardo Balduíno, responsáveis pelo trabalho de conscientização ambiental na escola”, ressaltou.

O secretário Emerson Leal ressaltou também a importância de cada um no cuidado com o meio ambiente para superarmos a atual crise ecológica que se instalou no planeta. “Cada um de nós tem que fazer sua parte neste processo de recuperação ambiental do nosso planeta. Aqui em São Carlos, a Prefeitura tem feito ações neste sentido, procurando revitalizar áreas em toda a cidade, a exemplo desta no Santa Felícia”, concluiu.

(30/11/05)