» ALUNOS DA PREFEITURA SERÃO PREMIADOS EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA PDF Imprimir E-mail

A secretária de Educação e Cultura, os alunos e as diretoras das EMEBs.
Três alunos de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de São Carlos, administradas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estão entre os estudantes vencedores da Olimpíada Nacional de Matemática. Os vencedores são alunos da EMEB “Carmine Botta” e da EMEB “Dalila Galli”. Diego Carlos Bertolini, 14 anos, ficou surpreso com o resultado. “Achei a prova difícil, não esperava ser premiado. Meus pais ficaram contentes”, disse.

Já Angélica Talita Santos de Lima, 13 anos, está acostumada com as vitórias. Esta é a primeira Olimpíada de Matemática Nacional, mas ela já havia participado da estadual classificando-se em primeiro lugar. “Sempre gostei muito de matemática e adorei o resultado. Mas pretendo cursar direito e ser advogada”, afirmou. Gelson Antonio de Carvalho Osório Neto, 12 anos, disse que levou um susto com a classificação. “Eu não esperava nada. Não esperava nem passar. Era muita gente. Em casa todo mundo ficou surpreso. Ninguém achava que eu iria conseguir isso”, disse o garoto.

Na terça, dia 29, Diego, Angélica e Gelson foram até a Secretaria de Educação e Cultura receber os cumprimentos da secretária Géria Montanari. “É da maior importância porque nós temos três escolas com salas de 5ª a 8ª séries, então é uma amostragem significativa da qualidade do ensino que estamos conseguindo desenvolver em São Carlos”, disse ela.

Aproximadamente 1.200 estudantes de 5ª a 8ª séries das EMEBs “Artur Natalino Deriggi”, “Carmine Botta” e “Dalila Galli” participaram da primeira prova da I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Em todo o país eram 10,5 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio. A competição mobilizou 31.731 escolas (52% da rede pública) em 92% dos municípios brasileiros. Da segunda fase participaram apenas 5% dos alunos que tiverem o melhor desempenho na primeira fase.

Promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), tendo como parceiros executores a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Impa, com o tema “Somando Novos Talentos para o Brasil”, a Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica.
Um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) serão oferecidos aos alunos vencedores. Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa e os municípios vencedores de cada região ganharão, ainda, quadras de esportes patrocinadas pelo Ministério dos Esportes.
(30/11/05)