» PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE ADULTOS FAZ ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO ANO PDF Imprimir E-mail



O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolve desde abril deste ano, em parceria com a Prefeitura por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o Programa de Revitalização de Adultos. Durante esse período, o programa assistiu de maneira especializada mais de 200 pessoas da terceira idade, em relação à execução de atividades físicas controladas e ao monitoramento das condições de saúde.

Foi verificada a influência de um programa prolongado de exercícios físicos regulares e controlado sobre a densidade e a qualidade mineral óssea, a força muscular, a flexibilidade corporal, o equilíbrio e o condicionamento físico em pessoas da terceira idade. Também foi observada a influência dos programas de atividades físicas na qualidade de vida dessas pessoas.

Agora, chegando ao final do primeiro período, todos os alunos que participaram regularmente das aulas de atividades físicas (alongamentos, ativação cardiocirculatória aeróbica, exercícios de força, atividades de coordenação, agilidade, flexibilidade e hidratação) estão sendo submetidos ao terceiro teste de avaliação. Os alunos passam por exame clínico completo, aferição de pressão arterial e freqüência cardíaca, peso, altura, testes de condicionamento físico, força manual, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e equilíbrio estático.

“Estive quase dois anos na Espanha fazendo estudos nessa área e desenvolvi esse programa para complementar a formação de profissionais e pesquisadores no que tange à atuação e produção de conhecimento nas áreas de geriatria, gerontologia e fisioterapia geriátrica. Os resultados serão todos digitados em uma base geral de dados para análise estatística”, explicou o coordenador do programa, prof. Dr. José Rubens Rebelatto, do Departamento de Fisioterapia da UFSCar.

Outra questão importante frisada pelo coordenador foi o atendimento complementar, pois quem apresenta algum problema de saúde durante a avaliação é encaminhado para a Unidade Saúde Escola da UFSCar. O Programa de Revitalização de Adultos prossegue no próximo ano com as pessoas que participaram dessa primeira etapa e novas turmas serão montadas tanto no Campus 1 da FESC (Vila Nery) como no Campus 2 (Vila Prado).

As aulas continuarão sendo ministradas três vezes por semana, em dois períodos, das 7h às 8h e das 17h às 18h, com a participação de quatro fisioterapeutas, uma enfermeira, uma psicóloga, um estatístico e de alunos e estagiários de mestrado e doutorado da Universidade Federal de São Carlos. Para a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, essa parceria com a universidade é mais uma bem-sucedida e beneficia diretamente a população da terceira idade.

“Estamos aproximando a comunidade de programas para melhorar a qualidade de vida, melhorar o dia-a-dia dessas pessoas. O programa do professor Rebelatto se enquadra no trabalho desenvolvido pela Fundação, que atende pessoas adultas e idosas em processos formativos extra-escolares. Praticamente todos os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) aqui do Campus 1 participam e com certeza não será diferente na Vila Prado”, disse

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Fisioterapia da UFSCar pelo telefone 3351-8704.

(01/12/05)