» PREFEITURA LANÇA PLANO EMERGENCIAL PARA O PERÍODO DE CHUVAS PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, lançou o Plano Emergencial para Chuvas 2005-2006, que visa estabelecer um atendimento rápido em caso de ocorrências de situações críticas e emergenciais no período de chuvas. O lançamento aconteceu na tarde desta quinta, dia 1º, no auditório da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e reuniu representantes de várias secretarias municipais, como Governo, Planejamento, Obras, Cidadania, Comunicação, Educação, Esporte, Trânsito, Saúde, além do Orçamento Participativo e Guarda Municipal.

“A intenção desse plano é integrar os órgãos municipais para trabalharem conjuntamente em situações emergenciais”, explica o chefe da Divisão da Defesa Civil, Danilo de Almeida, que coordenou o lançamento. Segundo Almeida, a Defesa Civil está agindo preventivamente, já que mapeou as áreas de risco do município, como pontos das marginais com potencial de alagamento. Todas as secretarias foram orientadas a acionar a Defesa Civil em caso de problema que envolva risco de morte para a população. “A Defesa Civil é a responsável pela organização dos trabalhos nessas situações”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, João Pedrazzani.

No Plano Emergencial estão registrados todos os pontos de alagamento, ocasionados pela falta de drenagem das ruas, e inundações, provocadas pelo transbordamento da calha normal de rios, além dos procedimentos que devem ser adotados por cada uma das secretarias. À Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social cabe a assistência à população em situação de desastre, apoiando as pessoas com suprimentos, especialmente abrigos e alimentos. Para as Secretarias de Educação e Esporte cabe a tarefa de disponibilizar escolas e ginásios para abrigos temporários e transporte.

A Secretaria de Saúde ficará responsável pela implementação e supervisão de ações de saúde pública, e a coordenação do trânsito será tarefa da Secretaria de Trânsito, Transporte e Vias Públicas. Além da organização das tarefas e do mapeamento das áreas de risco, o Plano Emergencial também vai agilizar o contato entre as Secretarias e órgãos municipais, o que resultará em respostas rápidas para casos que aconteçam, por exemplo, nos finais de semana ou feriados. “É importante que a população colabore, acionando a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3368-4927 em caso de qualquer emergência”, finaliza Almeida.

A sede da Defesa Civil localiza-se à rua Totó Leite, 99.

(01/12/05)