» OBRA VAI ELIMINAR ESGOTO A CÉU ABERTO NO BICÃO PDF Imprimir E-mail



Contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda., com sede em São Carlos, iniciou a obra que prevê a substituição de 636 metros de coletor de esgoto e 64 metros de redes coletoras de esgoto na rua Consuelo Brandão Tolentino, margem esquerda do córrego Medeiros, conhecido popularmente como região do “Bicão”.

O orçamento desse projeto ficou estabelecido em R$ 130.785,00, sendo que o prazo de execução está definido pelo período de 40 dias, contados a partir da assinatura do contrato. “Nosso objetivo é eliminar de vez a presença de esgoto a céu aberto nesta localidade, acabando também com o mau cheiro que atrapalha a rotina diária dos moradores e habitantes que passam por este trecho da cidade”, explica o diretor-geral da autarquia, Jurandyr Povinelli.

O processo operacional desta obra teve início no cruzamento da Maria Consuelo com a avenida José Pereira Lopes, onde se estenderá por diversas ruas, terminando dentro do sistema de lazer “Bicão”. Uma equipe de topografia realizou a locação do traçado do coletor, de acordo com todas as coordenadas do projeto. A Bandeirantes está sinalizando o espaço da obra, com o intuito de oferecer segurança aos pedestres e ao trânsito de veículos.

Após a instalação das placas, será providenciado o frezamento do pavimento para a remoção da camada asfáltica e proveniente escavação com maquinários adequados. “O aspecto positivo destas licitações é que estamos contratando serviços e adquirindo equipamentos por valores abaixo do mercado”, ressalta Povinelli. Os tubos instalados nas redes coletoras serão específicos para a passagem de esgoto. As guias e sarjetas, bem como os passeios danificados durante a execução da obra, deverão ser reconstruídos.

Nos locais onde houver a remoção de camada vegetal, a mesma deverá ser reconstituída com o plantio de grama tipo batatais. “Quando este trabalho for concluído, deverá ser realizada a limpeza final, removendo todos os entulhos inerentes à construção, desmontando o canteiro de obras e retirando a sinalização de trânsito”, informa o diretor do SAAE. “Gostaria de solicitar a compreensão dos moradores desta região, pois este tempo chuvoso deve atrapalhar o ritmo cronológico desta obra”, complementa.

(02/12/05)