» BALCÃO DE EMPREGOS REGISTRA CRESCIMENTO NAS CONTRATAÇÕES PDF Imprimir E-mail

Crescimento nas contratações em 2005.

CRESCIMENTO DE 25% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2004

O Balcão de Empregos da Prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, registrou um significativo aumento no número de contratações em relação ao mesmo período do ano passado. Avaliando a variação em relação a 2004, o aumento no número de vagas coletadas subiu 29%, no número de contratações 25% e, no número de trabalhadores atendidos, 28%. Neste último item, em 2004 foram 12.346, e neste ano, até 30 de novembro, 15.796.

Usando como referência o mês de setembro, o crescimento foi de 95,79%. Em setembro do ano passado, 238 profissionais foram contratados via Balcão de Empregos; neste ano foram 466. A curva ascendente no número de contratações é outro aspecto que chama bastante a atenção. Em 2002, a média de contratação diária via Balcão de Empregos foi de 6,8, em 2003 subiu 8,7, em 2004 passou para 9,9. Este ano, considerando até o mês de novembro, a média é 14,5 contratados/dia, o que dá um percentual de mais de 113% de aumento se compararmos 2002 com 2005.

A chefe da Divisão do Balcão de Empregos, Silvana Salomão, explica que esse aumento significativo no número de contratados neste final de ano, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro, se deveu ao fato de algumas empresas, principalmente do ramo de serviços, estarem se instalando ou ampliando suas lojas em São Carlos.

Ela menciona os casos da rede de Supermercados Gimenes, que gerou 125 novas vagas de trabalho, e do Supermercado Dotto, que está inaugurando uma nova loja na cidade e vai empregar 54 novos funcionários. Estas empresas recrutaram repositores, atendentes, operadores de caixa, empacotadores e açougueiros, entre outros. Ainda segundo Silvana, a indústria metal-mecânico também contratou recentemente. Foram auxiliares de produção, operadores de empilhadeira, almoxarifes e serviços gerais.

As empresas que oferecem serviços terceirizados na nossa cidade foram responsáveis pela contratação de auxiliares de produção, serviços gerais, vendas externas e vigilantes. Silvana afirma que o trabalho de divulgação das ações do Balcão de Empregos tem sido fundamental para o aumento desses. “Temos procurado desenvolver ações para tornar o Balcão de Empregos cada vez mais conhecido na cidade, e isso faz com que as pessoas procurem os serviços aqui prestados”, ressaltou.









(05/12/05)