» COMEÇA O RECADASTRAMENTO DOS PROGRAMAS DE COMPLEMENTAÇÃO DE RENDA PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura de São Carlos começou a fazer o recadastramento das famílias atendidas pelos programas de complementação de renda, como o Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Auxílio-Gás, mantidos pelos governos federal, estadual e municipal. O recadastramento segue uma orientação do governo federal para o recadastramento das famílias atendidas pelo Bolsa-Família, o principal programa de complementação de renda do país.

Em São Carlos, de acordo com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o procedimento servirá também para a inclusão das famílias na isenção do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). “Todas as pessoas que estão inscritas num programa de complementação de renda serão isentas do IPTU, e essa informação agora está sendo adequada no cadastramento que está sendo feito”, disse a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos. A coordenação do processo está sendo feita por pesquisadoras da UFSCar com recursos do governo federal.

O recadastramento está sendo feito por áreas. Na quarta, dia 30, os funcionários da Secretaria de Cidadania iniciaram o atendimento no Centro Comunitário do Antenor Garcia, onde aproximadamente 600 famílias recebem complementação de renda através de um dos programas. “Não há necessidade de as pessoas irem até a sede da secretaria, pois estamos indo até os bairros, avisando do início do recadastramento e fazendo todo o procedimento no centro comunitário da região”, explicou Rose.

O próximo bairro a receber a equipe será o Cidade Aracy. As famílias já cadastradas serão comunicadas da data da visita. Os cadastradores só deixarão um bairro quando todas as famílias da região estiveram com seus dados atualizados. Na sexta, dia 2, apesar da chuva, mais de 50 pessoas aguardavam sua vez no Centro Comunitário do Antenor Garcia. Naquele dia, 9 funcionários da secretaria faziam o cadastro, mas por se tratar de atualização, demorava levava mais tempo para ser finalizado, o que provocou alguma demora no atendimento.

Dona Margarida Bortoloti, que estava há quase uma hora aguardando a vez, disse que isso não tinha importância. “Importante mesmo é essa ajuda que nós recebemos, porque em casa está todo mundo desempregado. Então a gente tem que esperar o que for preciso, né?”, disse. “Eu estou aqui respondendo e entregando documento faz uma meia hora. Recebo auxílio-gás e para quem estava desempregado fazia meses é uma grande ajuda”, disse Cristiane Aparecida Prado.

“Não há necessidade de formar fila ou ficar na chuva, pois nós vamos ficar no mesmo bairro até que todos estejam recadastrados. Vamos ficar o tempo necessário”, afirmou a secretária de Cidadania. Para fazer o cadastro é preciso levar o CPF, RG ou certidão de nascimento, casamento, Carteira de Trabalho e os documentos dos beneficiados pelo programa. Além disso, é preciso levar o carnê do IPTU, mesmo quando a moradia for alugada, e um comprovante de residência. Caso alguém da família tenha falecido, deve-se levar a certidão de óbito e se houve algum nascimento, deve-se levar a certidão do bebê.

(05/12/05)