» BIENAL DE ARTES DO CAPS É ABERTA À COMUNIDADE PDF Imprimir E-mail



A 1ª Bienal de Artes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) estará aberta ao público nesta quarta, dia 7, das 14h às 18h, com uma amostra dos trabalhos produzidos pelos usuários, trabalhadores, familiares e voluntários que contribuem na construção da reabilitação psicossocial das pessoas portadoras de transtornos mentais. A programação inclui tai chi, exibição de filmes, apresentação de teatro, jogral, artesanato em madeira, cerâmica, material reciclável e pintura em tela. Tudo desenvolvido como parte do tratamento terapêutico.

“A Bienal é mais um momento para trazer a população e os parentes desses usuários para dentro do Caps e assim poder avançar no trabalho de inclusão social. Fazer com que a comunidade desmistifique esse lugar, entender que o Caps não é um lugar de pessoas ‘loucas’, mas ao contrário, aqui é um espaço de saúde. Então todos podem participar dos eventos e das oficinas que realizamos aqui”, explica a coordenadora do Caps, Iolanda Barbério.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outras secretarias municipais (Educação, Cidadania e Assistência Social, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Esporte e Lazer), além da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Caps atende atualmente 138 pacientes entre usuários intensivos (passam o dia no Caps e volta para casa à noite), semi-intensivos (freqüenta um dos períodos e participa das atividades terapêuticas oferecidas) e não-intensivo (o usuário vai ao Caps para atendimentos agendados). O Caps localiza-se à rua Riachuelo, 171, e o telefone para contato é 3372-3111.

(06/12/05)