» UATI ENTREGA CERTIFICADOS AOS FORMANDOS DA 10ª TURMA PDF Imprimir E-mail



A Fundação Educacional São Carlos (FESC) promoveu na manhã desta quarta, dia 7, no auditório do Campus 1 (Vila Nery), a cerimônia de formatura dos 61 alunos que freqüentaram neste ano o Módulo I do curso oferecido pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Essa é a 10ª turma a receber o diploma desde que a universidade foi fundada, em 1995.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Newton Lima, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Diana Cury, pela diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, pela coordenadora de ensino da UATI, Maria Cecília Villani Purquério, pela professora de Expressão Corporal, Rita Cristina Silva, paraninfa da turma, e pelo professor de Tai Chi Chuan, Christiano dos Santos, homenageado dos formandos.

Elisabeth Martucci lembrou que a administração continua trabalhando para o sucesso da UATI. “Passamos a oferecer vários tipos de oficinas e conseguimos reduzir a mensalidade, que antes era de 20%, para 10% do salário mínimo. A UATI é o único centro de formação de adultos público, ou seja, que é mantido pelo poder municipal, portanto com taxas bem inferiores, mas a nossa intenção é ampliar ainda mais o número de vagas, e isso vai ser possível já no próximo ano. Com a inauguração do nosso Campus 2, na Vila Prado, estamos descentralizando e ampliando os serviços oferecidos para a terceira idade”, disse.

Já a coordenadora de ensino da UATI agradeceu o apoio de todos os professores, funcionários e alunos que fazem da universidade um lugar especial. “Tudo isso acontece porque as pessoas que estão conosco nos dão força e sustentação para que a UATI se torne cada vez melhor e maior. Crescemos muito em uma década. Em 2005 atendemos mais de 800 pessoas da terceira idade, tanto no curso regular como nas oficinas, atividades complementares e nos programas em parceria com outras instituições, caso do Programa de Revitalização de Adultos, que atende hoje cerca de 200 pessoas. Com certeza não vai ser diferente no Campus da Vila Prado”.

O prefeito Newton Lima lembrou que a UATI ganhou uma nova roupagem desde 2001, sob a direção de Elisabeth Martucci. “Hoje a nossa Universidade da Terceira Idade, além de toda a nova metodologia educacional, já que seu projeto pedagógico passou por uma reformulação, proporciona atividades prazerosas para as pessoas, proporciona a troca de emoções, como bem lembraram as oradoras e os professores que aqui estão. As solenidades aqui são sempre muito emotivas e, com certeza, serão redobradas a partir do próximo ano com as novas turmas que serão abertas no Campus 2 da Vila Prado”, finalizou.

Após a entrega nominal de cada certificado, as alunas Vanir Tirapeli Paranhos e Marta Teures, oradoras das turmas, discursaram em nome dos demais colegas e agradeceram à oportunidade que a UATI oferece às pessoas que já criaram seus filhos e cumpriram o seu tempo de trabalho. Durante a solenidade, vários professores, funcionários, alunos e autoridades foram homenageados. O prefeito Newton Lima recebeu da aluna Alda Barão França, a mais idosa da turma, com 85 anos, uma árvore-talismã.

(07/12/05)