» SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE TRATAMENTO PREVENTIVO DE SAÚDE BUCAL PARA BEBÊS PDF Imprimir E-mail



Cuidar da saúde dos dentes começa na infância, mas o melhor mesmo é iniciar esses cuidados antes mesmo de os primeiros dentinhos começarem a nascer. Pensando assim, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Técnico de Saúde Bucal, está fazendo o atendimento preventivo para bebês nas Unidades Básicas de Saúde onde há dentistas. “Apesar de as bactérias que provocam cáries só aparecerem com a erupção dos dentes, uma higienização precoce treina o bebê a aceitar mais facilmente esse hábito. Por isso, é tão importante a higiene bucal desde que o bebê nasce”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Os dentistas que fazem esse trabalho preventivo na rede municipal orientam as mães a manter a boquinha do bebê limpa, passando uma gaze na gengiva após as mamadas, e fazem um exame bucal na criança observando possíveis alterações que possam estar ocorrendo e, assim, fazer as correções necessárias. “Ele vai olhar a gengiva do bebê, se existem os botões que indicam os dentinhos de leite, examinar o freio lingual, para ver se essa criança não vai ter problemas com amamentação, além de outros aspectos. Daí a necessidade das mães participaram desse trabalho preventivo desde o nascimento, afinal, a criança que vai ao dentista desde que nasce dificilmente vai ter cárie”, esclarece a coordenadora do Grupo Técnico de Saúde Bucal, Fernanda Salomão, que também destaca a importância das gestantes cuidarem da saúde bucal durante a gravidez.

“Os dentinhos de leite começam a se formar meses antes do nascimento, a partir da 6ª semana, e os dentes permanentes, por volta do 5º mês de vida intra-uterina. Assim, condições desfavoráveis durante a gestação, como infecções, carência nutricional, medicamentos inadequados, etc., podem trazer problemas aos dentes em fase de formação e mineralização”, alerta. Segundo a coordenadora, esse acompanhamento inicia-se assim que a mãe começa a levar o bebê na Unidade Básica de Saúde e continua até que ele passe a freqüentar a creche ou a escola (EMEI/EMEB), onde existem as equipes móveis de odontologia que fazem o trabalho preventivo.

Dicas para a higiene bucal do bebê
- Com uma gaze, ou ponta de fralda, ou ainda uma dedeira de tecido, seca ou embebida em água filtrada e fervida ou soro fisiológico, os resíduos do leite materno são retirados, delicadamente, da boca do bebê.
- Após a erupção dos dentes, o ideal é utilizar escovas dentais de cabeça pequena e cerdas macias. A mãe também deverá receber orientação sobre o uso de chupetas ortodônticas, tipos existentes de bicos de mamadeira, sucção de dedo e horário de mamadas. É importante salientar o risco da “cárie de mamadeira” em crianças, que após a erupção dos dentes mamam durante a madrugada.

(07/12/05)