» CICLOVIA DO CIDADE ARACY ESTÁ EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura está concluindo a construção da ciclovia na avenida Integração, via de acesso entre os bairros Cidade Aracy e Jardim Cruzeiro do Sul. A obra está sendo custeada com recursos que o município conseguiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Habitar Brasil, que prevê ainda a revitalização dos bairros Monte Carlo e Jardim Gonzaga.

A ciclovia tem 2 metros de largura e poderá ser utilizada apenas pelo ciclista que estiver descendo a serra. Para quem sobe, será feita uma ciclofaixa do lado oposto com 1,5 metros de largura. No entanto, segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, essa sinalização de solo e as demais previstas no projeto dependem de uma estiagem de pelo menos quatro dias. “É um trabalho simples e dessa forma a Prefeitura garante a segurança dos ciclistas criando duas mãos de direção para a circulação”, explicou.

Para garantir a segurança dos pedestres, foi construída do lado esquerdo da pista, no sentido Cruzeiro do Sul/Aracy, uma calçada para que ciclistas e pedestres ocupem espaços próprios de locomoção.

Passarela e drenagem
A passarela sobre o córrego Água Quente, que liga a serrinha ao Cidade Aracy II, já está concluída. A obra foi aprovada pelos moradores em reunião do Orçamento Participativo e falta apenas concluir a pavimentação da calçada que liga à ciclovia. “Estamos também cuidando do paisagismo, como fizemos na passarela próxima ao Parque do Bicão”, disse Meirelles lembrando que o projeto ainda prevê a iluminação do local, que deverá ser feita pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos no início de 2006.

A obra de captação de água pluvial na avenida Integração também foi concluída. Um estudo realizado para elaboração do projeto de drenagem apontou problemas como falta de galeria em alguns trechos e de bocas-de-lobo, o que fazia com que a água causasse grandes erosões na encosta da via. Para resolver esse problema foram construídas oito bocas-de-lobo com abertura simples, oito com abertura dupla e uma com abertura tripla para captação de água na avenida. Além disso, outras quatro bocas-de-lobo farão a captação de água dentro do espaço da ciclovia. A água de chuva captada será levada por uma tubulação de 1,20 metros de diâmetro até o córrego Água Quente.

(07/12/05)