» ALUNOS DAS EMEBS RECEBEM CERTIFICADOS DE INFORMÁTICA PDF Imprimir E-mail



A Fundação Educacional São Carlos (FESC) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estão entregando certificados para cerca de 700 crianças da rede municipal de ensino que freqüentaram o curso de informática básica Linux, dentro do Programa de Inclusão Digital (PID). As aulas são ministradas nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) e o curso é coordenado pela FESC.

A Prefeitura mantém hoje 12 postos de inclusão digital, sendo oito nas EMEBs, um no bairro Cidade Aracy, um no distrito de Santa Eudóxia, um na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral” e brevemente estará funcionando outro no Campus 2 da FESC na Vila Prado, além dos Telecentros de Informação e Negócios que conta com uma unidade instalada no Campus 1 da FESC, uma no distrito de Água Vermelha e, em breve, serão instalados mais dois, na Estação Cultura e no Tiro de Guerra.

Neste semestre, a FESC disponibilizou mil vagas somente nos postos de inclusão digital das escolas. Na EMEB “Afonso Fioca Vitali”, que funciona no prédio do CAIC, no Cidade Aracy, foram montadas 12 turmas. Na quarta, dia 7, 190 alunos dessas turmas receberam o certificado de conclusão do curso. Na EMEB “Artur Natalino Deriggi”, 64 alunos concluíram o curso; na EMEB “Janete Maria Martinelli Lia”, 53 crianças participaram; na EMEB “Antonio Stella Moruzzi”, 93; na EMEB “Carmine Botta”, 84; na EMEB “Dalila Galli”, 80 e na EMEB “Angelina Dagnone de Melo”, 137 crianças tiveram acesso à informática.

Nesse semestre não foi possível ministrar o curso na EMEB “Maria Ermantina Carvalho Tarpani” devido às obras da Escola do Futuro que está sendo construída no local. No total, foram 927 inscritos e 700 certificados emitidos. A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, e a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, juntamente com o coordenador de informática da Fundação, Adailton de Morais, e com a supervisora do PID nas unidades escolares, Rogéria Kapp Cardoso, estão percorrendo as escolas e fazendo a entrega dos certificados.

“Os alunos devem aproveitar essa oportunidade. Hoje a informática é indispensável no processo de aprendizagem. Essa parceria com a FESC nos possibilita oferecer curso de qualidade dentro da própria escola e, com certeza, no próximo ano vamos oferecer mais vagas dentro do PID”, comentou Géria. Segundo o diretor da EMEB “Afonso Fioca Vitali”, professor José Maria Loureiro Diniz, não seria possível oferecer um programa tão amplo de informática sem a parceria com a FESC. “Esse apoio que recebemos da Prefeitura, através da Fundação, para montar as turmas e na distribuição do material didático sem custo para os alunos é fundamental para o sucesso do programa”.

A diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, recomenda que os alunos guardem o certificado emitido pela Fundação. “O certificado é válido para currículo e para comprovar que o aluno já teve uma iniciação na área de informática. Hoje qualquer pessoa precisa ser alfabetizada digitalmente, e é isso que oferecemos nos nossos cursos do Programa de Inclusão Digital”, disse.

(08/12/05)