» ENCONTRO DEBATEU OS RUMOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail



Nos dias 2 e 3 de dezembro, no Pavilhão São Carlos Exposhow, aconteceu o II Encontro Municipal de Economia Solidária, realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, conjuntamente com os empreendimentos solidários do município e com a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O encontro, que contou com o apoio da Rede Mercocidades e da Petrobrás, discutiu os rumos da Organização Solidária em nível estadual e nacional. O evento registrou 83 participantes, entre eles, trabalhadores, representantes de Empreendimentos Solidários, além de representantes das organizações da sociedade civil, da Prefeitura de São Carlos, da Câmara Municipal de São Carlos, da Prefeitura de Araraquara, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dos Fóruns Paulista e Brasileiro de Economia Solidária.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, que representou o prefeito Newton Lima, da vice-reitora da UFSCar, Profª. Dr.ª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, da coordenadora da Incoop, Profª. Dr.ª Ana Lúcia Cortegoso, do vereador Heleno Irami do Nascimento, representando a Presidência da Câmara Municipal, e da presidente da Cooperlimp e representante dos Empreendimentos Solidários de São Carlos, Umbelina Eugenia de Souza Santos “Soila”.

Após a abertura, o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reynaldo Norton Sorbille, o secretário geral da Cooperinca, da cidade de Cajamar e representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Walmir José de Almeida, e o diretor da Associação de Artesãos de Mauá e representante do Fórum Paulista de Economia Solidária, Fernando Santos da Silva, compuseram uma mesa-redonda que debateu o tema “Panorama da Organização da Economia Solidária no âmbito Estadual e Nacional”.

Na manhã do sábado, dia 3, os participantes organizaram grupos de trabalhos que debateram e realizaram um levantamento das dificuldades, necessidades e oportunidades enfrentadas pelas iniciativas de Economia Solidária no município, através de oito eixos temáticos: autogestão, formação, rede de produção e comercialização, marco legal, comunicação, relações interpessoais, acesso à tecnologia e crédito.

Os debates do período da tarde culminaram na constituição do Fórum de Economia Solidária de São Carlos, uma organização do movimento da Economia Solidária, composta por vários tipos de participantes do movimento, como iniciativas econômicas solidárias (a grande maioria), gestores públicos, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil, que atuam no desenvolvimento da Economia Solidária no município, constituindo, assim, um espaço de reflexão, de debate democrático de idéias, troca de experiências, de formulação de propostas, implementação e monitoramento de ações de fomento.

Com a aprovação da Carta de Princípios do Fórum, a eleição da Coordenação Provisória e a legitimação da representação de São Carlos no Fórum Paulista de Economia Solidária, foi encerrado o II Encontro Municipal de Economia Solidária, concretizando mais uma importante etapa dos esforços em apoiar as iniciativas de inclusão social, geração de trabalho e renda e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores no município, além de propiciar um salto qualitativo na articulação dos atores que compõem o movimento de Economia Solidária.

Umbelina Eugenia de Souza Santos agradeceu a Prefeitura de São Carlos pelo apoio que vem dando aos Empreendimentos Solidários da cidade. “Estou muito feliz por participar deste evento e tenho certeza que ele trará muitos benefícios para todos nós que pertencemos aos empreendimentos”, concluiu. Emerson Leal ressaltou que a administração tem tratado a questão da Economia Solidária com muita responsabilidade. “Nossa administração, e em especial o prefeito Newton Lima, tem muito apreço pela Economia Solidária. Prova disso são as ações desenvolvidas pela Prefeitura ao longo dos últimos anos para que esse setor possa crescer gerar emprego e renda para a população, principalmente a mais carente”, ressaltou.

(09/12/05)