» PALESTRAS REFORÇAM IMPORTÂNCIA AMBIENTAL AOS ESTUDANTES PDF Imprimir E-mail


Com o objetivo de sensibilizar a população despertando a consciência social para a modificação de atitudes em relação aos recursos naturais e da biodiversidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, desenvolve um amplo programa de Educação Ambiental. Em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto “Saneamento é Vida” apresenta a principal função de criar cidadãos capazes de interferirem nas relações humanas e ambientais, construindo assim novos valores, hábitos e formulando uma nova ética para o planeta.

A proposta é difundir junto aos alunos da rede escolar a formação de um cidadão que se preocupe e previna os possíveis problemas que irão ocorrer no dia a dia do ecossistema. Periodicamente, uma assistente social da autarquia se prontifica a ministrar uma palestra numa escola da rede pública ou privada, demonstrando todos os aspectos e contextos do meio ambiente. Esta dinâmica desenvolve trabalhos educativos, de orientação básica e de esclarecimento ambiental.

Entre os diversos pontos abordados estão: água - sua importância para sobrevivência, distribuição e disponibilidade no planeta, conseqüência da falta, mau uso e desperdício; qualidade da nossa água e a importância de seu tratamento para a nossa saúde; preservação e conservação dos mananciais, leitos d’água, bacias hidrográficas e mata ciliar; mãe natureza e a biodiversidade; importância do esgotamento sanitário, higiene e outros para a nossa qualidade de vida, bem como nossa relação e intervenção no meio ambiente.

A principal meta dessas palestras é que o aluno atinja o respeito pela biodiversidade, utilize a água com parcimônia, conserve os cursos d’água, preserve os recursos naturais, não jogue lixo em locais impróprios, plante árvores, refloreste as matas ciliares e sempre valorize a natureza.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
1. No banho, desligue o chuveiro na hora de ensaboar.
2. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
3. Use a descarga somente o necessário e não jogue no vaso objetos que possam ser jogados no lixo.
4. Use balde para lavar o carro.
5. Regue jardins ou gramados apenas no final da tarde.
6. Ensaboe a louça toda de uma vez para depois enxaguá-la.
7. Utilize a água das roupas para lavar o quintal.
8. Mantenha as torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa d’água e tubulações sem vazamentos.

(09/12/05)